sábado, 16 de julho de 2011

AMBIENTE IV

Chegamos aos anos noventa.
Lançado o processador Pentium da Intel. Popularização do Microsoft Windows, especialmente após o Windows 95, que foi a primeira versão a utilizar o menu Iniciar e Internet Explorer. A Microsoft passa a ser a mais popular distribuidora de sistemas operacionais. Crescimento explosivo da internet, devido a queda no custo de computadores e tecnologia. Conexões mais rápidas. Comércio eletrônico. Começa o download de músicas em MP3. Começam filmes online. Estações de TV disponibilizam conteúdo na Web.O telefone celular cresce em popularidade e diminui o tamanho, se tornando uma necessidade moderna. Surge o DVD. Surge o tênis com amortecedor. Clonagem da ovelha Dolly. Identificação de DNA torna-se muito utilizado em investigações criminais.
Surge o Funk, o Hip Hop e o rap. Gêneros brasileiros como o pagode, axé e sertanejo passam a ultrapassar o rock em vendagem no Brasil.
O "mundo-cão" se espalha na televisão brasileira, com o jornal Aqui Agora e Ratinho. Humorísticos se renovam com Casseta & Planeta e Sai de Baixo. Reality shows.
Os anos 90 começaram com instabilidade, com o confisco de poupanças do presidente Fernando Collor. Os negócios escusos de Collor mais tarde levariam milhares de jovens (mobilizados por uma forte campanha de mídia) a criarem o movimento "Caras Pintadas" e pedirem seu impeachment. No governo seguinte (Itamar Franco), o país experimentou estabilidade econômica e crescimento com o Plano Real, que igualava a paridade da moeda e do dólar por meio de uma banda cambial. O Ministro da Fazenda que implementou o Real, Fernando Henrique Cardoso, se elegeria presidente por duas vezes seguidas naquela década, ganhando sua reeleição após mudar a Constituição.
Tá bom, ainda tem o cinema. São lançados: Os Bons companheiros, de Scorsese; JFK – A pergunta que não quer calar, de Oliver Stone; Cães de Aluguel, de Tarantino; Os imperdoáveis, de Clint Eastwood; Filadélfia, com Tom Hanks; A liberdade é azul, A fraternidade é vermelha e A igualdade é branca, trilogia de Krzystof Kielowski, com a belíssima Juliette Binoche; A lista de Schindler, de Spielberg; Forrest Gump – O Contador de Histórias, com Tom Hanks;; Assassinos por natureza, de Oliver Stone; Pulp Fiction – Tempos de violência, de Tarantino; Fargo, de Joel Coen; Matrix, com Keanu Reeves. No Brasil: Central do Brasil, com Fernanda Montenegro.
Reunificação da Alemanha. Fim do apartheid na África do Sul e eleição de Nelson Mandela como primeiro presidente negro daquele país. URSS se desmembra. Estados Unidos se tornam a única superpotência.
O impacto do ser humano no meio ambiente se torna mais reconhecido.
Divórcio e escândalo na Família Real Britânica.
Os atentados de Oklahoma City, no qual um terrorista de "extrema-direita" americano explode prédios federais e mata 168.
Freddie Mercury, vocalista do grupo Queen, morre em decorrência da AIDS.
A atriz Daniella Perez é assassinada com golpes de tesoura pelo então ator Guilherme de Pádua.
Ayrton Senna morre em um acidente no GP de Imola.
Princesa Diana morre em acidente de carro.
Madre Teresa de Calcutá morre aos 87 anos.
Num sei, mas vai me dando um certo desencanto. Ô vocês daí, não querem apontar algo de melhor nessa síntese?
Até breve.

Um comentário:

  1. E o BRASIL FOI TETRA NA COPA DO ROMÁRIO E EXATAMENTE NO DIA 17 DE JULHO O BAGGIO ERROU O PENALT.

    ResponderExcluir