domingo, 17 de julho de 2011

AMBIENTE V

Nos anos 2000 a Internet se consolida como veículo de comunicação em massa e armazenagem de informações, principalmente após a fase da World Wide Web. A Globalização da informação atinge um nível sem precedentes históricos. A diminuição dos preços de acesso e as conexões de banda larga, que substituíram as conexões discadas da década anterior, permitiram que as pessoas passassem mais tempo na Internet e possibilitaram não somente o acesso a informações, mas também a transferência de vídeo, áudio e softwares. Recursos da Internet como as redes sociais, a comunicação por mensagens instantâneas, a tecnologia VoIP e o comércio eletrônico modificaram em grande extensão a maneira como as pessoas se relacionam entre si, tanto em nível pessoal quanto em nível profissional.
Já no final da década, os tubos de raios catódicos deixaram de ser fabricados para televisores e monitores de computador, dando lugar à tela de plasma e o LCD. O formato padrão das novas telas fabricadas também mudou, de 4:3 (aproximadamente quadrado) para 16:9 (retangular, ou widescreen)
Ainda dentro do âmbito tecnológico, começa a ocorrer o fenômeno de convergência de mídias, ou seja, dispositivos usados para gravar dados e arquivos de mídia nos computadores passam a ser utilizados também em outros equipamentos, como aparelhos de som e reprodutores de mídia (sucessores do videocassete).
Pen-drive substitui o disquete. O Bluetooth faz crescer o conceito de rede sem fio. Surge a tecnologia de telefonia via Internet (VOIP), com o Skype. Microsoft lança o Windows XP, o Windows Vista e o Windows Seven, e também o Microsoft Office 2003, o Microsoft Office 2007 e o Microsoft Office 2010. O disquete cai em desuso, sendo substituído pelo CD-R, DVD, pen-drive e o ressurgimento dos cartões-de-memória. A Apple lança o iPod e o iPhone, revolucionando o mercado de celulares e MP3 players. Surgem na Internet as redes sociais como o Orkut, Facebook, MySpace, hi5 e Twitter. MP3 Players, MP4 Players, Celular, Desktops, Laptops e Câmera digital se tornam populares. Google lança o Google Earth e o Google Knol. Massificação dos serviços de mensagens instantâneas, como o MSN. Popularização do conceito de compartilhamento de vídeos, puxado especialmente pelo YouTube. A imprensa começa a digitalizar o material impresso. É o caso da Revista Veja e do jornal Folha de São Paulo. Introduzida a Wikipedia. Torna-se comum ouvir rádio e assistir televisão pela internet. O sistema solar é reformulado. Surge a Energia solar. Concluído o Projeto Genoma. NASA confirma a existência de água em Marte e na Lua.
Chegamos ao terceiro milênio e o mundo é maravilhoso.
Surge na música... Alguém pode me ajudar?
Popularizam-se os reality shows, como A Fazenda, Casa dos Artistas e, principalmente, Big Brother Brasil. A Rede Globo continua fazendo novelas de sucesso, apesar de sofrer uma ligeira queda de audiência. Surgimento de séries americanas de grande sucesso como Lost, CSI, Grey's Anatomy, Ugly Betty, Heroes, Prison Break , 24 Horas , Sobrenatural, Gossip Girl e Todo Mundo Odeia o Chris.
No cinema: Dançando no Escuro, de Lars Von Trier; O Pianista, de Polanski; Irreversível, com Monica Bellucci; Os infiltrados, de Scorsese; A vida dos outros; O escafandro e a borboleta; Piaf – Um hino ao amor (belíssimo); Onde os fracos não têm vez, dos irmãos Coen; Na natureza selvagem, de Sean Penn; Sangue Negro, com Daniel Day-Lewis.
Na política internacional, este período é marcado especificamente pelos conflitos militares entre os Estados Unidos da América e o Oriente Médio, a chamada Guerra ao Terrorismo, representados pela Guerra do Afeganistão e Guerra do Iraque e pelo apoio dos Estados Unidos a Israel na Segunda Guerra do Líbano e no conflito israelo-palestino. A região também foi marcada por conflitos internos, como a disputa entre Hamas e Fatah na Palestina, sunitas e xiitas no Iraque e Talebã e líderes tribais no Afeganistão.
Os conflitos entre os Estados Unidos e o Oriente Médio foram desencadeado pelos atentados terroristas ao World Trade Center em Nova York (em 11 de setembro de 2001). Iniciam-se as invasões americanas nos países do Oriente Médio e chegam ao fim as ditaduras de Saddam Hussein no Iraque e dos Talibans no Afeganistão, o que, em certo ponto, beneficiou o atual inimigo dos Estados Unidos: o Irã.
A década de 2000 ficou marcada como a década em que a esquerda política brasileira teve um representante seu eleito presidente do país através de um legítimo processo democrático. O primeiro brasileiro operário a alcançar a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu-se após quatro tentativas anteriores e foi reeleito.
Morre Michael Jackson. Morre o Papa João Paulo II. Saddam Hussein e Yasser Arafat.
Convido a uma leitura atenta dos posts desta sequência e somadas às suas próprias referências à uma reflexão. O que nos aconteceu nos últimos sessenta anos? De onde saímos, onde nos encontramos, para onde caminhamos? O que de fato ocorreu para que a vida humana resultasse melhor. O que ganhamos? O que perdemos?
Gostaria muito de receber contribuições a uma síntese.
De qualquer forma, até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário