sexta-feira, 15 de julho de 2011

AMBIENTE III

Os anos oitenta.
A década começa com um assassinato.

IMAGINE

Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje                             

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só

Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade de humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo

Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo será como um só

Foi desenvolvido o IBM PC e o Apple Macintosh e as primeiras interfaces gráficas: o XFree86, Windows e o MacOS. Foi desenvolvido também o CD, walkmans e videocassetes. Lançamento da estação espacial MIR, da União soviética; a nave espacial Colúmbia faz seu primeiro vôo. Identificado, por climatologistas, o buraco na camada de ozônio; aparição do cometa Halley. Lançado o canal de notícias CNN.
Descoberta da AIDS. Nasce o primeiro bebê de proveta no Brasil.
Fazem barulho no Brasil as bandas RPM, Paralamas do Sucesso, Ultraje a rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Engenheiros do Havaí, Kid Abelha e Ira. Lançado o primeiro Rock in Rio e inaugurado o Sambódromo. Cantam Elba Ramalho, Simone, Marina Lima, Bethânia, Zizi Possi, Fafá de Belém, Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee. Cantam Caetano, Chico, Gil, Milton, Tom, Cazuza, Guilherme Arantes, Ivan Lins...
No mundo Michael Jackson, com o álbum Thriller, o mais vendido da história, inventa também o videoclipe. Cantam Cher, Madona, Cyndi Lauper, Tina Turner, George Michael, Lionel Richie, David Bowie, Witney Houston, Bruce Springsteen...
No cinema: Caçadores da Arca Perdida, de George Lucas e Spilberg, com Harrison Ford; Carruagens de Fogo; E.T. – O extraterrestre, de Spilberg; Blade Runner, o caçador de Andróides, de Ridley Scott; Tootsie, de Sidney Pollack, com o gigante Dustin Hoffman; Era uma vez na América, de Sergio Leone, música de Ennio Morricone; Scarface, de Brian de Palma, com De Niro; Amadeus, de Milos Forman;  o maravilhoso Retratos da Vida, de Claude Lelouch, que  decalca o Bolero de Ravel, com uma coreografia marcante do bailarino Jorge Donn em pleno Trocadero parisiense; Paris Texas, de Win Wenders, com a segunda mulher mais linda do mundo Nastassja Kinki; Meu pé esquerdo, com Daniel Day-Mewis; A Rosa Púrpura do Cairo, de Wood Allen; Veludo azul, de David Lynch, com a belíssima Isabella Rossellini; O declínio do Império Americano; Asas do desejo, de Win Wenders; Os intocáveis, de Brian de Palma, música de Ennio Morricone e o filme de todos os tempos: CINEMA PARADISO, de Giuseppe Tornatore, música de Ennio Morricone, com Phileppe Noiret no impagável Totó.
No Brasil: Pixote, de Babenco, com Marília Pera; Eles não usam black-tie, com Guarnieri; Memórias do Cárcere, de Nelson Pereira dos Santos, com Vereza e Glória Pires; O beijo da mulher aranha, de Babenco; Ilha da Flores, curta de Jorge Furtado (obrigatório).
Casam-se Lady Dianna Spencer e o Principe de Gales.
Queda do Muro de Berlim, ato simbólico que marcou o fim da Guerra Fria.  Retirada da União Soviética do Afeganistão. Argentina invade as Ilhas Malvinas. Começa a Guerra das Malvinas entre Argentina e Grã-Bretanha. Atentado contra o Papa João Paulo II. Eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos da América e de Margaret Thatcher no Reino Unido marcariam toda a década de 80 e traçaram a política neoliberal que hoje é apanágio da maioria dos países capitalistas.
No Brasil, o atentado do Riocentro, o Movimento Diretas Já (movimento que pedia a volta das eleições diretas para presidente do Brasil). Tancredo Neves é eleito, de forma indireta, presidente do Brasil, porém, morre antes de assumir o cargo. Assume o vice-presidente José Sarney. Fim da Ditadura Militar no Brasil. Criação da nova Constituição Brasileira em 1988. Fundação do PT (Partido dos Trabalhadores) em São Paulo.
John Lennon foi assassinado.

Até breve.
Recorte que fiz de um jornal e guardo há trinta anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário