domingo, 3 de julho de 2011

ESTABILIDADE

De julho de 1985 a janeiro de 1987 eu vivi uma avalanche de transformações. Concluí a reforma de nossa casa de Juiz de Fora em Julho de 1985. Havia sido promovido por mérito em setembro de 1985 e demitido um mês depois pelo Capeta. Em novembro de 1985 tomei banho na rodoviária do Tiete. Em dezembro de 1985 me transferi para Vitória e em outubro de 1986 retornei à Belo Horizonte. Demitido em 16 de outubro de 1985, contratado em 16 de dezembro de 1985, desligado em 19 de setembro de 1986 e contratado em 01 de outubro de 1986, três empresas. No meio do advento de um plano econômico que mudou o padrão monetário do país, vendi uma e comprei outra casa.  
Moramos nesse período em quatro endereços, sendo em três cidades diferentes: Kátia Manfroi, em Juiz de Fora, Condomínio Village De Lilli e Rua Nove em Vitória,  Rua Marechal Bittencourt em Belo Horizonte. Fizemos duas mega reformas em duas casas diferentes. Só para se ter uma idéia, na casa de Vitória eu demoli uma escada estruturada em concreto maciço que gerou um entulho acumulado na garagem da casa de 6 metros de largura, oito de comprimento e três metros e meio de altura. Faça as contas e veja quantos metros cúbicos de entulho. Eu, nessa casa, morei três meses.
Lembro-me quando chegamos de carro, eu, minha esposa e os meninos ao nosso primeiro endereço em Vitória, vindos de Juiz de Fora: Condomínio Village de Lilli um conjunto de quatro prédios de quatro andares cada um na Ilha do Boi. Aguardávamos a chegada do caminhão com nossa mudança. Fiquei com o coração apertado quando vi Vladimir em uma coluna do nosso prédio, Valesca e Bernardo na outra, os três com as mãos para trás com um olhar desolado. Eu havia sido responsável por tirá-los do convívio de trocentos amigos queridos. Quando o caminhão chegou, uma hora e pouco depois, eu tive que ser bravo com eles. Em plena confusão da movimentação de móveis eles aprontaram uma correria danada dentro do apartamento com uma penca de novos amigos.
Minha esposa fez trinta e Bernardo seis anos em setembro de 1986.
Fui contratado pela MBR em 01 de outubro de 1986. Minha esposa e os meninos ficaram em Vitória até janeiro de 1987. Eu fiz vinte e seis viagens de outubro a dezembro de 1986 contando ida e volta entre Vitória e Belo Horizonte. Em todos os tipos de transporte, menos de trem. Em uma delas, não havia passagens de ônibus e nem de avião. Peguei um taxi em Confins junto com três outras pessoas. Cheguei a Vitória um caco. O motorista fez boa parte do trajeto, à noite, com os faróis apagados e numa velocidade estonteante.
Na verdade este período fechava o primeiro de três ciclos sucessivos de doze anos cada um de expressivas transformações na história da minha vida. De 1975 a 1986, participei da implantação de duas grandes organizações, uma automobilística e outra siderúrgica e a transição familiar em uma empresa alimentícia de médio porte.
Morei em doze endereços.
Fui de Auxiliar a Superintendente.
Sobrevivi a cruzeiros e cruzados. Ganhei milhões de dinheiros por mês que foram divididos por mil algumas vezes (ainda vou falar disso posts à frente).
Voltei para a faculdade, deixei a faculdade, voltei para a faculdade.
Fiz um milhão de amigos.
Casei-me e fui abençoado pela chegada dos nossos três filhos.

Até breve.

3 comentários:

  1. Agulhô

    Estive ausente neste fim de semana e não tive oportunidade de ler suas novas postagens , somente hoje pude coloca-las em dia .
    Aprendi como aumentar o tamanho das letras e consigo , agora , fazer minha caminhada na esteira e ler seu blog.
    Parabens pela narrativa e continue , pois a curiosidade sobre alguem que a tanto conheço , ou achava que conecia , me estimula a aumentar a velocidade da esteira .
    OBS : Podia colocar as suas anotações , mais cedo , pois não etm nenhuma cde hoje ( 04/07)

    ResponderExcluir
  2. Agulhô faço parte de sua legião de seguidores e sou presidente do fã clube: "Para costurar a vida... Só Agulhando".
    Tenho percebido que não escreve há dois dias, o que tem gerado ansiedade e outros sintomas em vários de nós. Alguns têm passado dias e noites esperando e nada. Por favor volte a escrever!

    Ass: Presidente - Para costurar a vida... Só Agulhando.

    ResponderExcluir
  3. Reforço os pedidos! Não podemos ficar mais de um dia sem post!!! Beijo!!!

    ResponderExcluir