terça-feira, 12 de julho de 2011

AMBIENTE

Pretendo na série AMBIENTE, nos próximos posts, emoldurar o quadro onde percorri minha história. Apreciaria muito receber de cada um dos que acessarem estes textos, no quadro de comentários, alguns outros fatos que porventura julgarem importantes no período contemplado pelo post.

Na década em que eu nasci, 1950 a 1960, os soviéticos lançaram a primeira nave espacial já construída a realizar uma viagem à Lua, a Lunik 2 e o Sputnik II coloca em órbita da Terra o primeiro ser vivo, a cadela Laika. A IBM anuncia a fabricação de um cérebro eletrônico projetado especificamente para uso em negócios. Astrônomos anunciam que a observação de 800 galáxias mostra que o Universo nasceu de uma gigantesca explosão cósmica - chamada de Big Bang, que teria ocorrido há 5,5 bilhões de anos. A indústria japonesa Sony lança o primeiro rádio portátil transistorizado produzido em massa. A NASA é criada por uma lei que dá milhões de dólares ao programa espacial.

Com muito rock e um estilo dançante, Elvis Presley começa a fazer sucesso e é formada a banda de rock The Beatles. A Bossa Nova começa a fazer sucesso com jovens músicos como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Baden Powell, Ronaldo Bôscoli, entre outros, que influenciam a MPB até os dias de hoje. Estréia o filme "Luzes da Ribalta", de Charles Chaplin. Marilyn Monroe se torna uma diva do cinema com o filme "Os Homens Preferem as Loiras". O filme "A Um Passo da Eternidade", com Burt Lancaster e Deborah Kerr causa escândalo e sua exibição quase é proibida por causa do célebre beijo da praia entre os dois atores. Estréia também o filme "Juventude Transviada", com James Dean, que se torna o símbolo de rebeldia dos anos 50. Ernest Hemingway ganha o Prêmio Nobel de Literatura. O livro "Pé na Estrada", de Jack Kerouac, faz sucesso e marca a chamada geração beat. O beatniks falam no ritmo e na linguagem do jazz e detestam a obsessão da classe média por objetos e pela harmonia. Nascem Madonna e Michael Jackson, os dois artistas que nos anos 80 revolucionaram o mundo da música e se tornaram os reis da música Pop. A boneca Barbie é apresentada oficialmente na Feira do Brinquedo de Nova York.
Ocorre a Revolução Cubana. O líder da revolução, Fidel Castro, torna-se presidente de Cuba. Ocorre o suicídio do presidente do Brasil Getúlio Vargas e um golpe militar na Argentina tira do poder o presidente Juan Perón. De Gaulle toma posse como presidente da França. Juscelino Kubitschek (JK) é eleito presidente do Brasil e é projetada a construção de Brasília. O Brasil começa a se modernizar.
Chega ao Brasil a televisão, ocasionando profundas mudanças nos meios de comunicação. A imprensa falada ganha corpo com o radio levando informação aos mais remotos rincões. O mundo passa por uma efervescência cultural atingido o Brasil com uma intensa movimentação tanto na musica quanto no cinema e no teatro. Os grupos sociais começam a se organizar em associações, sindicatos e partidos dando o chute inicial do que seriam as grandes mudanças ocorridas na década seguinte.
Foi também na década em que eu nasci que foi criada a Petrobrás e assinado o Tratado de Roma estabelecendo a Comunidade Econômica Européia (CEE).
A miss Brasil, a baiana Marta Rocha, não consegue o título de miss Universo, por ter duas polegadas a mais nos quadris. A tenista brasileira Maria Ester Bueno, de apenas 19 anos, torna-se a primeira sul-americana a vencer o tradicional torneio de tênis de Wimbledon, na Inglaterra.
A seleção brasileira de futebol iniciou o seu histórico de conquistas em Copas do Mundo.
Bicho é inacreditável que tudo isto tenha rolado em tão pouco tempo.
Mas, vêem ainda os anos 60.
Ate breve.

Um comentário:

  1. Chamado também de "Os anos da alegria", cabe lembrar que Jorge Amado lançava “Gabriela, Cravo e Canela” e Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas”, para alegrar e divertir, enquanto a realidade ficava com Graciliano Ramos, com “Memórias do Cárcere” e João Cabral de Melo Neto, com “Morte e Vida Severina”. Raimundo Faoro mostrava quem são “Os Donos do Poder”, Anísio Teixeira afirmava que “Educação não é Privilégio” e Álvaro Vieira Pinto analisava tudo na “Ideologia do Desenvolvimento”. ´
    E ainda,como o consumo estava crescendo, surgiram os supermercados em 1957. No Rio Grande do Sul, foram encampadas duas concessionárias de serviços públicos americanas e em 1959 o presidente JK rompeu o acordo com o Fundo Monetário Internacional.

    Interessante entender como esses fatos, junto com a correlação ou simultaneidade de ocorrência, pode nos ajudar a refletir sobre como encontra o Brasil de hoje.

    ResponderExcluir