quarta-feira, 13 de julho de 2011

AMBIENTE I

Ah, os anos sessenta...
Tem início o uso da informática para fins comerciais, embora ainda não de forma massificada.  A IBM lança o primeiro computador eletrônico, o RAMAC 305 e o circuito integrado, ou chip. Surge a ARPANET, que se tornaria o embrião da Internet. Enviada a primeira mensagem de e-mail entre computadores distantes. O cosmonauta russo Yuri Gagarin torna-se o primeiro homem a ir ao espaço. Neil Armstrong, um americano, é o primeiro homem a pisar na lua. Na África do Sul e no Brasil ocorre o primeiro transplante de coração. A TV Tupi faz a primeira transmissão em cores da televisão brasileira. Ocorre também a primeira transmissão de televisão via satélite. A TV brasileira começa a utilizar a tecnologia do vídeo-tape, que permitiu a edição de programas televisivos, reduzindo o risco de erros, comuns nas exibições ao vivo. Inaugurada a Rede Globo. A televisão passa a se tornar meio de comunicação de massa.
Foi lançada no mercado a primeira pílula anticoncepcional.
Os Beatles comandam a Invasão Britânica no rock, seguidos por The Rolling Stones, The Who, The Kinks e vários outros. A banda lança o álbum Revolver com a imortal canção Yellow Submarine e aquele que é considerado o melhor álbum da história: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. O álbum se tornou um dos discos mais vendidos da história e tido como o mais influente. Os Beatles anunciam que não farão mais shows ao vivo. Consequência de um comentario de John Lennon dizendo que na época, para os jovens da Inglaterra, os Beatles eram mais importantes que Jesus. A banda The Beatles dá sua última performance pública, no telhado da Apple Records. A polícia interrompeu a performance, mas o show ficou na história.
O Rock and Roll ganha crescente popularidade no mundo, associando-se ao final da década à rebeldia política. No início da década o rock recebeu no Brasil o nome de iê-iê-iê, uma livre tradução do refrão da música She Loves You, dos Beatles: "She Loves You, Yeah, Yeah, Yeah!". Surge o primeiro festival de rock Monterey Pop Festival, na California. O festival foi a estreia de The Jimi Hendrix Experience, com Jimi Hendrix e com Janis Joplin. Ocorre o Festival de Woodstock, nos EUA, com apresentações ao vivo de Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, The Who, Sly and Family Stone, Carlos Santana, entre outros lendários do rock clássico. O festival se tornou o símbolo da união entre Rock e paz e amor. Jimmy Hendrix mesclou o hino dos EUA com o som das bombas que explodiam no Vietnã. Jovens se reuniram para desfrutar de três dias de paz, amor e música.
John Lennon e Yoko Ono realizaram o primeiro "Bed-in for Peace" no hotel Hilton em Amsterdam. "Bed-ins" era conferências de imprensa em favor da paz, realizados em uma cama de hotel. Essas conferências ficaram famosas no mundo inteiro, como um dos símbolos da luta pela Paz.
Surge a música de protesto, com Bob Dylan e Joan Baez, entre outros, já nos primeiros anos da década. Na música erudita, começa a se desenvolver o minimalismo, a partir das obras de Philip Glass.
Elis Regina interpreta Arrastão, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo, e com isso surge a MPB,  no Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. O programa Jovem Guarda estréia na TV, apresentado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa gerando o movimento com o mesmo nome, onde os jovens tiveram pela primeira vez um espaço, lhes permitindo uma identidade própria, pois foi a primeira vez que era dedicada aos adolescentes uma parte do cenário cultural. Chico Buarque se revela ao público brasileiro com a canção, "A Banda", interpretada por Nara Leão, durante o mesmo festival (a canção empata em primeiro lugar com "Disparada" de Geraldo Vandré).
Surgem o Clube da Esquina, bem perto da casa onde eu morava em Santa Teresa, com Milton Nascimento e os irmãos Borges e o Movimento Tropicália com Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto.
Andy Warhol, através da pop art, usando fotografias de desastres publicadas na imprensa, procurou alertar para a efemeridade da fama e a crueldade e atrocidades vividas todos os dias, além de criticar o consumo pintando objetos quotidianos (latas, notas de dólar...). Tal foi também um dos aspetos criticados pelo movimento hippy, ao adotarem um modo de vida ligado à natureza e à manufatura dos objetos que necessitavam, tendo por outro lado inaugurado sobretudo nos EUA uma época de excessivo consumo de drogas e alteração da estrutura social (uma vez que se criaram as comunas hippies, onde imperava o amor livre e morriam constantemente pessoas com overdose), devidas principalmente à insatisfação com o modo de vida corrente de determinados extratos sociais e com a política de guerra do país.
A mini-saia, invenção da estilista britânica Mary Quant, assim como o "monoquini" e o penteado andrógino dos Beatles causou grande impacto, contribuindo para um autêntico choque e uma revolução dos cânones morais e estéticos.
São lançados os filmes: Acossado de Jean-Luc Godard; A Doce Vida de Federico Fellini, com Anouk Aimée, Anita Ekberg e Marcello Mastroianni. Blowup, de Michelangelo Antonioni, com Jane Birkin e Veruska; A Primeira Noite de um Homem de Mike Nichols, com Dustin Hoffman e ao som de Mrs Robinson, entre outros sucessos de Simon & Garfunkel. Doutor Fantástico de Stanley Kubrick, uma das maiores e mais duras críticas satíricas à Guerra Fria. É de Kubrick outro clássico: 2001, Uma Odisséia no Espaço. Inicia a série de filmes de James Bond, o espião 007, das novelas de Ian Fleming. O primeiro é 007 Contra o Satânico Dr. No, com Sean Connery e a sensual Ursula Andress com sua célebre cena usando um inesquecível biquíni branco saindo do mar. Belle de Jour, um filme de Luis Buñuel, com Catherine Deneuve. Jane Fonda é Barbarella, a sensual heroína espacial do filme de homônimo de Roger Vadim. Mas é Brigitte Bardot  que reina absoluta como o maior símbolo sexual da década.
Há ainda: Sem Destino, um dos filmes mais vigorosos dos anos 60, de Peter Fonda, Dennis Hopper e Terry Southern, estrelando os próprios, Fonda e Hopper, e Jack Nicholson que critica a intolerância e a vulgaridade da sociedade americana. O filme brasileiro O Pagador de Promessas, adaptação do produtor, diretor e ator brasileiro Anselmo Duarte da peça homônima de Dias Gomes, recebe a Palma de Ouro do Festival Internacional do Filme de Cannes, na França. É a primeira vez que um filme brasileiro ganha o prêmio máximo do festival.
Ocorre maio de 68 e a primavera de Praga.
Morre Marilyn Monroe.
A capital do Brasil é transferida do Rio de Janeiro para Brasília. Renúncia de Jânio Quadros. Crise política no Brasil, Ranieri Mazzilli assume interinamente. Golpe militar de 1964 no Brasil derruba o presidente João Goulart e começa a ditadura militar.
Os Estados Unidos cortam relações diplomáticas com Cuba. As primeiras forças de combate dos EUA são enviadas para o Vietnã do Sul. Começa a Guerra dos Seis Dias: Israel ataca a Síria, Egito e Jordânia. O Muro de Berlim é construído. Tem início a revolução cultural na China.
Após vários séculos de desentendimento ocorreu o encontro entre o papa Paulo VI, representante da Igreja Católica, e Atenágoras I, patriarca de Constantinopla e chefe da Igreja Ortodoxa, pelo que se inaugurou uma nova era de ecumenismo e compreensão mútua.
São assassinados: Martin Luther King, John F. Kennedy e Che Guevara.
Ufa! Qualquer texto é e continuará sendo insuficiente para buscar uma síntese dos anos sessenta, que alguns entendem que não foi uma década, mas um século.
Até breve.

Um comentário:

  1. Putz, é informação demais...Queria mesmo era ter presenciado vc de macacão e sandália de pneu...

    Mas os anos 60 representou A liberdade da mulher,possibilitando a revolução sexual que mudou as décadas seguintes. A Aids veio torpedear os tempos de alegria, mas só conseguiu disciplinar os relacionamentos. Nessa década surgiu a revista “Cláudia”, seguida de inúmeras outras, que levaram a mulher para o mundo do consumo, sem acrescentar nada como ser humano em posição de igualdade com o homem.

    O uso do humor como meio de protesto fez surgir o “Pasquim” já no final da década, quando Geraldo Vandré cantava “Vem, Vamos Embora”. Max Nunes acenava com a sua “Bandeira Branca” e Martinho da Vila preferia deixar tudo pra lá, com “Dinheiro, Pra Que Dinheiro?”.

    ResponderExcluir