sexta-feira, 2 de maio de 2014

LÁGRIMA



O papa Francisco confessou ter chorado ao saber da notícia de que alguns cristãos tinham sido crucificados nos últimos dias "em um país não cristão", como disse nesta sexta-feira durante a homilia da missa que oficia a cada manhã em sua residência, Santa Marta.

"Eu chorei quando vi nos meios de comunicação a notícia de que cristãos foram crucificados em certo país não cristão", explicou o papa em referência aos fatos registrados recentemente na Síria.

Com todo o respeito ao Santo Papa as nossas razões não deveriam ser por força das bandeiras que vitimam a humanidade, desde sempre. Sejam de que naturezas forem religiosas, ideológicas, de gênero, de times de futebol, de países, enfim de qualquer lado partido, a crueldade humana não se justifica.

Penso que deveríamos ter coragem de aprofundarmos em um debate mais agudo. Não são poucas, ao redor de todo o mundo as vítimas da nossa indiferença, impotência, distanciamento.

Recebi hoje relatório de MSF – Médicos Sem Fronteiras que retrata a ação na República Democrática do Congo (RDC). A RDC é rica em recursos naturais, além de ser o 2º maior país da África, mas acumula décadas de conflitos entre diversos grupos armados, que agem com extrema violência e crueldade contra a população civil.

Os conflitos causam ferimentos por armas e amputações. E há uma violência sexual desmedida, espalhando doenças como HIV/AIDS, a gravide indesejada, a fístula vaginal e traumas psicológicos. Neste momento há cerca de 480.000 pessoas infectadas com o vírus HIV. Cerca de 32 milhões morreram de AIDS na RDC em 2012.

Nos conventos, nos palácios, nos adros, na organizações, em todas as instituições que têm sim o poder de transformar esta realidade não se vê de fato um passo que seja crível e que nos traga esperança.

Há algum tempo deixei de trazer este assunto aqui. Tomar contato com a notícia de que o Sumo Pontífice chorou por causa da crucificação de alguns dos “seus” me fez recuperar minha indignação.

Aos que aí estão, em diferentes instituições e escalões, fica nítida a razão pela qual todos nós devemos mesmo chorar: a parte BOA da Humanidade não alcança os postos de comando, porque...

Do sítio recebi razões para que eu aí chore verdadeiramente. Queria tanto acreditar na possibilidade de um mundo melhor para meus netos. Cada dia que passa, me perdoem hoje, mais desesperança. A expressão de Valentin parece dar conta do que trouxe hoje.




Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário