segunda-feira, 18 de novembro de 2013

SELVA



Hoje me levantei meio azedo. Tive que fazer um esforço enorme para colocar este corpo de pé. Fui para a academia rosnando por ter pago antecipadamente o martírio. Não tivesse pago o estabelecimento eu jamais cruzaria a minha rua e entraria na casa de horrores para sofrer de esticamentos sumários.

Quando retornei tomei um banho, liguei o computador e coloquei agendas, finanças e outros afazeres da rotina em dia.

O azedume tem porquês. Ontem, dia 17, fiz (via internet) pagamentos com vencimento na data de hoje, dia 18. Ao final das operações chequei meu saldo: o banco já havia computado os valores dos pagamentos. Ocorre que hoje, dia 18, pretendia fazer um resgate para cobrir o saldo que ficaria negativo. O valor do resgate feito hoje só vai à crédito na data de amanhã, 19.

O Itaú teve o lucro de R$4,022 bi em um trimestre passado e o Bradesco R$3,064 bi. Os juros médios anuais de cartões de crédito estão em 397,47% para uma inflação projetada em torno de 6,0% no ano de 2013 e menos do que isto em 2014.

Afora estes crimes silenciosos e hediondos contra a economia popular se somados a tantos outros como IPVA, IPTU, IOF, I..., I..., I..., I... e as taxas de corrupção do mercado de negócios público e privado, a economia real representada pela aplicação de trabalho, energia, insumos reais seguramente deve ser menor.

O PIB - Produto Interno Bruto do Brasil deveria ser alterado para PEB – Produto Excedente da Brutalidade e computados todos os valores da bandalha.

“Quão grande é meu poder... Sou um homem mau, desonesto, sem escrúpulos, estúpido; mas o dinheiro é honrado e, por conseguinte, também seu possuidor. O dinheiro é o bem supremo; logo, seu possuidor é bom; o dinheiro, além de tudo, me livra do trabalho de ser desonesto: assim se presume que eu seja honesto. Sou um estúpido, mas o dinheiro é a verdadeira inteligência de todas as coisas; e como poderia ser estúpido quem o possui? Este, além de tudo, sempre poderá comprar as pessoas inteligentes; aquele que tem poder sobre as pessoas inteligentes não é mais inteligente que as pessoas inteligentes? Eu, que tenho, com o dinheiro, a possibilidade de conseguir tudo aquilo a que o coração humano aspira, acaso não possuo todas as faculdades humanas”? (Karl Marx, em Manuscritos Econômico-filosóficos).

Sempre que fico azedo me deformo, perco meus derivamentos, fico meio cheio de juvenisses pueris, voltando a achar que urge a revolução. Agora, já perto da hora de dormir, fico mais comum, apaziguado, normal como uma besta.

Noninha, por hereditariedade vocacional aliviará este insano algum dia. Hoje o faz apenas pela via da alegria.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário