quinta-feira, 4 de abril de 2013

QUATROQUATRO



É claro que entre a insanidade perversa de norte-coreanos, sírios e outros satrápias em atividade e a democrátia ítalo-burlesca ou esculhambação geral tupiniquim eu prefiro uma terceira alternativa. Estou como Leonardo Boff: eu prefiro acreditar ainda ser possível.

O que me faz crer, por exemplo, é o singelo comentário pelo qual eu fui brindado em LEROLERO  por um anônimo leitor. Ele me provoca com duas questões pelo menos: “Cada um tem a sua verdade, não é”? E, ainda: se eu me lembro dAquele, que separou a contagem do tempo.

Alguém que nos legou: “Eu sou a Verdade e a Vida.” Ou: “Vinde a mim as criancinhas, porque delas é o reino dos céus.”, não é para viver na esfera da lembrança ou do esquecimento. O verbo se fez carne e habitou entre nós é prática, não discurso de fervor.

Quando com Noninha, o Reino se mostra todo na ingênua, desabida, cândida e eterna pureza de alma. A infância é o lugar para onde deveríamos reafirmar nossas certezas e nosso caráter. Ali fomos essencialmente puros.

Depois de “no futuro todos nós morreremos”, “cada um tem a sua verdade” é a mais contundente de nossas certezas conscientes. Talvez resida aqui o nosso martírio. Temos que com viver com outra verdade que não é a nossa. O demônio é o outro.

Hoje é 4 do 4. Se colocarmos um numeral ao lado do outro dá 44. Pois é, completo hoje quarenta e quatro anos de com-vivência-com ELA. Na microfísica do poder é que nos descobrimos ou não democráticos.

No meu caso a vida me colocou diante de alguém cujo nome significa “verdadeira luz”. Pode provação maior? Ela exerce na plenitude e faz jus ao nome. Ela sabe tudo e dá conta de tudo. Tudo que não seja a partir dela não é. Assim, simples.

A convicção dEla confirma a tese do anônimo leitor. Ela tem uma verdade demoníaca. Ponto.

Inúmeras vezes em convívio social eu tive vontade de ir para debaixo de mesas, pular janelas, evadir por corredores, pegar o carro e voltar sozinho. Ocasiões que Ela mira em um adversário para criar polens, ou seja, polemizar. Sobre qualquer assunto, de qualquer natureza, ela cai de cabeça. E o pior, com argumentos.

Um porre!

Com tudo isto, por que então volto para Saigon?

Ontem à noite vacilei e Ela tomou posse do remoto controle. Sentou-se primeiro do que eu diante da TV. Minha intenção era ver los hermanos dar uma papada na cachorrada. Ela zapiou para o Jornal da Cultura, que ontem bateu o SBT ficando em terceiro lugar no IBOPE. Depois do Jornal eu pensei: qual filme vai passar na Mostra Internacional do Cinema? Para minha alegria foi: Hanami – Cerejeiras em flor. Já vimos este filme inúmeras vezes, portanto, claro que eu teria chance de ver a papada.

Ela zapiou e parou no Canal Brasil e deixou o remoto controle sobre o sofá, como se me dissesse: “Tira daí, duvido.” Estava começando Palavra Encantada, de Helena Solberg. Um documentário ma-ra-vi-lho-so, que trata se letra de música é poesia e se poesia fica mais rica ao melodiar. O trecho com Lenine é impagável quando ele diz que em nossa língua brasileira temos sete vogais: a, ê, é, i, ô, ó, u. Para um modesto palavrador é bálsamo.

Por isto e por muito mais volto para Saigon, porque há uma terceira verdade: “Eu sou sujeito de minha liberdade e ela só se torna possível e mais rica com o outro”.

É de ontem também algo que se passa no Reino: Caretas.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário