domingo, 21 de abril de 2013

INTERIORE



Num é não. Como se fosse só assim. Num é mês. Desse jeito que eu pus aí prá trás. Fosse só assim era de um ruim de todo. E num é não. Num é mês.

Aquele primo pros lado de pai, que me levou ao encontro de Torrellano  BAJO, foi quem, de novo, me mostrou ôtros porém.

Eu conto: ele é médico de vista. Dia desse Lé, meu filho mais véio, me ligô dizendo que tava com uns vermeio nos óio e pidiu prá mode eu levar ele no primo. O primo, na hora, foi dizendo: “Trás aqui que eu óio agora”. Lá no cunsultório ele me cunvidô prá mode de tá nuns trem que ele ajeita prá mais de uma penca de anos. Ele e outro primo, irmão dele.

Aí eu topei na hora. Siguinte: esse meu primo sempre teve um sonho. Vivê de música, mais aí ele fala que o pai foi quem num deixô e ele acabô virando dotô. E dos bão, mais ficô pôco e ele bandeou pro sonho com uns tanto de amigo do tempo de minino junto com o irmão, tumbém cantadô.

Homão, que nem meu irmão dois ano mais véio que eu, bruto mais com um coração que escorre toda hora pelos óio. Prá mais de vinte ano ele ajuda no tudo uma cumunidade lá pras banda de Mateus Leme, Azurita. É lá que ele é gente e chama um mundaréu prá ser com ele.

Foi aí que eu fui, eu mais Ela, onte despois do armoço.

Prá juntá dinheiro para dar de ajudá os ôtro da cuminidade ele levantou tudo quanto é parede caída, teiado furado tampô, deu de pintá e até ficá uma belezura só a Associação que é donde as coisa cuntece.

Lá eles arruma um professô de música e põe um monte de criançada para fazer arte de pura. E num só música não. Tem cômudo de livro e tumbém esses negócio de representá uns trem tumbém. Ano passado eles teatraram Os Saltibancos e, ainda, O Mágico de Ós. Quem viu deve ter oiado esse meu primo, sentado nas primeira cadeira do teatro da Associação, se acabando de tanto chorá desde que começô até quando acabô a coisa.

Só que esse tudo dá um trabaião e prucisa de dinheiro prá ficá botando nessas coisa toda. Aí ele vendeu ingresso prá quem comprasse fosse num trem que ele ajeita todo ano. Ontem foi o quinto.

Uma belezura de num pô tamanho. Eu fiquei fora de mim. Trem de doido. Cantoria de mais de duas hora no teatro da Associação. Meus dois primo e os amigos de minino: Márcio Greyck, Celso Adolfo e Lula Ribeiro. Tudo de espontâneo e doação pura.

Junto com eles teve um ôme, Flávio, tocadô de viola que cumpanhou Cartola pelo Brasil afora e ôtros de mesmo quilate e uma moça de nome Jú, flautista que mais parece anjo.
Teve ainda ôtra moça vinda dos cafundés da Sérvia que junto com o marido, ela com viulino e ele com viola de oito corda, deixô com as mais de duzentas pessoa que bobeavam de tanto, umas música e, entre elas, La Cumparsita. Se meu pai tivesse lá, murria de novo. 
Teve ainda uma muié com a parentada no palco cantando tumbém uma música que ganhô num festival aí num sei donde.

Num é não. Como se fosse só desse jeito que eu pus aí acima. Fosse assim era de um bão tão grande que a alma já tava cristalina. Só que foi mais.

Fomos um mundareu, uns cinquenta, depois do chô para a fazenda do primo. Já era prá mais do meia-noite e tanto. Frio bom de quentá com vim, cerveja, branquinha e visk. Tudo dos bão, com mesa cheia de tudo, salgado e doce. Tudo sobre tuáia de renda mostrando que meu primo tem com ele aprumada de Lili, sua dona e das minina, fias dês, Marcela e Ana.

E lá a coisa cuntinuô e eu mais Ela alumiamo até quase quatro da madruga, como se não fosse pôco. Aí me lembrei do tempo de minino, quando a gente tava sempre junto nos final de sumana. Juntava um monte de parente, tudo dos lado da famía do meu pai, e cada um fazia sua arte. Uma beleza!

Marcelo, Chiquinho, Maurinho, Márcio e Mária Lúcia, meus primos. Maria Lúcia, Chiquinho e Maurinho há trinta anos não nos víamos. Ontem, quando nos encontramos foi do mesmo jeito que há cinquenta anos atrás ou mais.

Na saída da fazenda, na madrugada fria e escura, Maria Lúcia despediu-se de mim, com um longo, afetuoso e forte abraço e disse:

- Lozinho, eu te amo muito... Muito... Muito...

O sangue sempre estará nas veias. Marcelo e Chiquinho ontem me encheram de orgulho e me fizeram esquecer o feio.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário