segunda-feira, 15 de abril de 2013

OPERÁRIO



Perdoem-me, mas é que o enunciado de hoje para os nativos em meu signo contempla: "Confessar os dilemas não é garantia de ter um pouco mais de compreensão ao seu respeito. As pessoas conhecem a realidade, sabem que a vida interior é cheia de dilemas, porém, não querem receber esse tipo de confissão".

Assim, tivesse eu juízo para não contrariar os astros, considerando que ninguém está disposto a ouvir os meus dilemas nem a compreendê-los, eu deveria ficar mudo.

Só que ontem assisti no canal GNT ao documentário Fabricando Tom Zé. O programa foi gravado em 2005 por ocasião de uma turnê feita pelo artista nordestino por algumas cidades da Europa.

Em uma das partes, Tom Zé junto com seus músicos, faz a passagem do som e encontra dificuldades com os técnicos da mesa. Esbraveja, agride um dos engenheiros de som, gesticula, grita palavrões e denuncia:

- Só porque vocês são louros, de olhos azuis, bonitões, ricos ficam desqualificando nós os latinos, fudidos, feios, pele ruim, os cambau. Se não arrumar a porra desse som eu não faço o show à noite.

Em outra cena ele fala, no apartamento do hotel onde está hospedado, que nós temos mesmo é que denunciar quando somos humilhados e taxados de subdesenvolvidos pelos "caras-de-merda".

- Muitos vêm aqui e não conseguem minimamente condições técnicas de mostrar sua arte. Comigo não, eu boto prá fudê!

No mesmo documentário ele fala de sua esposa, a pessoa que o coloca nos eixos. Escritora, Neusa, abandonou a carreira para dedicar-se exclusivamente a acompanhar o marido. Há imagens dela, passando as mãos no rosto, em sinal de desânimo, quando em um dos shows Tom Zé sendo vaiado por parte do público segue impassível cantando, em péssimo francês, lendo a letra da  música em um papel todo amassado. Um acinte geral.

Mais tarde assistimos no Maxprime ao filme POLISSIA.  Pesado às pampas. Filme francês, baseado em fatos reais colhidos do dia-a-dia dos agentes que integram o Departamento de Proteção à Infância da Polícia de Paris. Para quem se interessar o filme deverá ir ao ar novamente amanhã terça-feira às 21h00min.

O quê tem a ver Tom Zé com Polissia? Os caras-de-merda dos europeus, especialmente os franceses, olhos azuis, louros, bonitões e ricos não têm vivido momentos dignos de países de primeiro mundo.

Lá como cá, os dilemas de todos nós tem nos levado a procurar pessoas que estejam sim dispostas a ouvir nossa confissão. Mesmo que estejam do outro lado de uma tela e nos escutem passivos e igualmente impotentes.

Danem-se os astros. Eu também tenho em casa alguém que me recoloca nos eixos.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário