domingo, 17 de novembro de 2013

PROCLAMAÇÕES



As celas individuais que abrigarão os réus não têm mobília e comportam apenas uma cama, um lavatório e um vaso sanitário. O banho é frio e a comida é servida três vezes ao dia.

Cabe aos presidiários levar a sua própria roupa de cama e de banho, além das vestimentas. Pelas regras do sistema, todas as roupas têm de ser brancas ou em tons pastéis.

Os detentos podem receber visitas de familiares a cada 15 dias. Nessas ocasiões as famílias podem levar comida para os detentos. Todos os alimentos são inspecionados pelos agentes penitenciários antes de serem entregues.

De todo o processo fico com a última sessão. Especialmente quando do bate-boca entre os juízes Joaquim Barbosa e Marco Aurélio, o primeiro provocado pelo segundo, disse que escreverá tudo quando deixar o tribunal.

Tudo o quê?

Que há também bandalha no STF? Mas sempre foi para mim óbvio que é inerente ao poder o conchavo, a trama, a negociata. O único lugar onde vivem homens puros é na infância, porque não sofreram ainda o demoníaco e tenebroso processo civilizatório.

Abri meu computador somente agora, desde a última quinta. A notícia das prisões não me acometeu. Meu horóscopo para hoje, que só li agora, explica porque: “Dia de recarregar as baterias emocionais do lado de pessoas queridas, que fazem parte da sua biografia. Os afetos profundos sobreviveram - foram filtrados pelos tempos ruins”.

Portanto, esperanças à parte, eu fico com gastar meu tempo na companhia da família. Noninha e Zeroum, especialmente.

Noninha, de quem não falo há muito tempo e Zeroum. Hoje a levei para ver galinhas, galos e pintinhos em um galinheiro de sítio vizinho. Levei comigo pães dormidos. Parti alguns pedaços e pedi a ela que jogasse.

Passei por uma lagoa onde nadavam patinhos. Entrei em outro sítio onde Duda, de cinco anos brincava. Noninha e Duda trocaram purezas.

Zeroum está tudo o que eu desejava. Um toco. Gente boa prá caramba, vai com todo mundo e ri de doer a barriga.

Pudesse eu ficava só pajeando esse tempo e não lia mais notícias.

Há cinquenta anos assassinaram JFK.



Até breve.

Um comentário:

  1. Essa foto está linda! Os netos reforçando como vale a pena viver!!

    ResponderExcluir