terça-feira, 3 de abril de 2012

AGOSTO




Dentro do programa de manutenção de minha saúde guardo uma disciplina ortodoxa, quase militar. Terminantemente não sigo a nenhuma disciplina.

Dizem os entendidos que convém andar, regularmente, pelo menos meia hora por dia, seis dias na semana, descansando no domingo. Ando desregulamente em dias que cismo, às vezes, em volta dos quarteirões do meu prédio, às vezes, na Praça da Liberdade.

Pouco nas esteiras da academia de ginástica do meu prédio. Variam também o número de voltas que eu dou. Aos domingos gosto, às vezes, de andar pelas ruas do condomínio em Santa Luzia.
 
Tem dias que eu corro.

Ela compra para mim umas vitaminas naturais. Tomo disciplinarmente, ou seja, às vezes sim, às vezes não. Há, por exemplo, uma para memória que deve ser administrada antes das refeições. Quando lembro já almocei, ou já jantei ou já lanchei.

Pela manhã tomo um suco verde que Ela faz. Inhame, couve, gengibre, hortelã. Almoço, quase sempre fora de casa. Salada colorida, arroz natural, frango ou peixe ou carne vermelha magra. Em jantares em restaurantes, se acompanhado, vou com tudo.

Não bebo, não fumo, não cheiro. Cicuta, arsênico, querosene e assemelhados. Haxixe, ópio, Malboro. Pó, nenhum. Agora: tinto, branquinha, boêmia e scoth, com gente junto, rola fácil. Tem umas cigarrilhas cubanas que aprecio, pouco.

Não sinto raiva de nada e nem de ninguém. Só de fazer compra em supermercado, “só vou passar um batonzinho”, queda de sinal de celular e/ou de internet, motorista nó cego e buraco nas ruas. De político eu sinto mesmo é asco.

Gosto de rir, muito, às gargalhadas. Dizem que desopila o fígado. Não é por isto (eu sei lá o que é desopilar) é porque rir dá um gosto bom.

Gosto de chorar, muito, às lágrimas. Pelas perdas, pelos ganhos, pelas cenas, pelos abraços, pelos chegares e pelos ires, pelos carinhos e pelas desfeitas, pela violência, pelo descaso. Tiro o sal de mim, quando é de muito.

Resolvi, e aqui é prá valer, que vou exercitar prioritariamente duas massas musculares: o cérebro e o coração.
O cérebro para não me esquecer dos meus entes queridos, dos meus amigos, do meu endereço, da minha história, do meu próprio nome.
O coração para continuar respeitando e amando aos meus entes queridos, aos meus amigos, à minha casa, à minha história e a mim mesmo.

Agora energético na veia vem mesmo é daqui a quatro meses. Como demora, meu Deus? Se bem que ansiedade num é bom prá saúde.

Liz só deve estar “passando um batonzinho”.


Até breve.

10 comentários:

  1. Lozinho, com aquele presente que te dei voce pode aproveitar, sua saúde esta planejada. Muito bom texto.

    ResponderExcluir
  2. Lozinho,
    você já nos relatou muitos encontros e desencontros nestes 165 posts. Gostaria de lhe propor uma "viagem no tempo". Se você estivesse com estes dois sujeitos da foto abaixo, qual conversa você teria com eles?
    http://migre.me/8xFKi

    Se estes dois não te interessou, no site tem vários outros encontros de pessoas famosas. Alguém que você gostaria de bater um papo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estive com ambos, certa vez, em Nova Iorque e foram eles que me fizeram uma pergunta.Eu estava na calçada da Quinta Avenida e os dois saiam conversando de um hotel.Aproximaram-se de mim e me perguntaram, em inglês naturalmente: "O senhor está esperando um taxi?" Eu respondi afirmativamente gesticulando a cabeça. Quando o taxi chegou eu entrei e acenei com a mão direita para os dois, que sorriam amavelmente. Nunca mais os vi. Sei que fizeram um baita sucesso cada um em sua área. Alegria, Julinho, pois tudo é relativo.

      Excluir
    2. Pô, por quê não ofereceu uma carona?!?!?
      Sim, tudo é relativo.

      Excluir
  3. O site é http://awesomepeoplehangingouttogether.tumblr.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super legal o site. Qualquer hora dessas vamos nós dois fazer uma pose. Será que eles publicam? Grande abraço. Tô sabendo que é macho o futuro. Vai ter que gramar para se aproximar da LIZ.

      Excluir
    2. Eu acho que se capricharmos na pose temos uma boa chance. hehehe
      Sim, o guri é macho, e vou ensiná-lo a gramar bastante para acompanhar a sua FLOR.

      Excluir
  4. Olha este pessoal jogando conversa fora no terreiro. http://awesomepeoplehangingouttogether.tumblr.com/post/6312912513/henry-ford-thomas-edison-warren-g-harding-and

    ResponderExcluir