quinta-feira, 26 de maio de 2011

VALORES



No post de ontem deixei uma historinha que até agora a mim angustia. A do cotidiano e de seus personagens aflitos. O título incomoda: VISÃO. Terei que elaborar um pouco, por que e de repente, lancei mão desse título para um texto banal extraído de algo não menos desimportante do que um dia qualquer da vida de um qualquer cidadão. A alienação e a esperança, como visão arrebatadora. Lembro-me, porque em mim isso é comum de observar, os olhos do taxista e do rapaz que me passou o folheto. Algo de muito importante eles estavam fazendo. Primeiro, o taxista, com sua alucinada alegria contagiante. Depois o jovem, com sua satisfação imensa em estar contribuindo por algo que possa vir melhorar a vida das pessoas.

Penso que o dia de ontem a mim é suficiente. Pelo que se vive senão para buscar a alegria, em todo o seu significado, ou ainda para construir algo que possa servir aos outros para a sua própria alegria? 

Recentemente em um documentário sobre Manoel de Barros, um dos entrevistados, que não me recordo o nome, disse que o humano não foi feito para o que está aí. Referia-se a tudo o que se passa e é desnecessário trazer aqui.

Fomos massacrados pela história e, a liberdade, maior sonho que o humano acalenta, também se encontra no rol de itens da procura de natureza econômica. Precisamos de mais para nós próprios para usufruir mais e mais de nossa riqueza e para ter mais e mais para o nosso deleite e para ter mais, e ter mais, e se possível mais... Ainda.

Talvez fosse necessário que recuássemos um passo e olhássemos adiante. É preciso cuidado, zelo, compromisso, é preciso. Não fomos capazes até agora de refletirmos com íntima sinceridade sobre tudo o que está aí, inclusive próximo, bem próximo de cada um de nós. Não se trata de recusar o tempo presente e seus matizes, mas poder pensar sobre ele. É preciso recuperar Darwin na sua teoria da evolução das espécies. Darwin nunca usou a palavra evolução como sinônimo de melhoria, mas com o sentido de mudança. Basta ir à medicina e observar o documento que dá o quadro final de cada um de nós: evoluiu para óbito.

Estou indo agora para Ribeirão das Neves abrir uma das 25 conferências regionais da 5ª. Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais, com o tema: “Alimentação saudável, Adequada e Solidária: Direito Humano Básico”.

Se me perguntarem hoje se estou bem, usarei Mário Quintana: estou bem, apenas com uma ligeira dificuldade em ser.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário