quinta-feira, 19 de maio de 2011

OPORTUNIDADE



Há alguns anos atrás conduzi o processo de planejamento estratégico do SINDUSCON-MG, Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais. Como resultante do projeto adquiri amizade com o presidente da época, que depois de alguns anos convidou-me para fazer parte do Instituto Horizontes. 

O IH, criado em abril de 2000, é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), sem fins lucrativos, formada por voluntários, entre profissionais liberais, empresários, intelectuais e pessoas de diversos segmentos da sociedade. Seu principal objetivo é a promoção de ações que signifiquem a melhoria da qualidade de vida do cidadão, prioritariamente o de Belo Horizonte e sua área metropolitana.

Em todos os seus trabalhos, o IH utiliza a metodologia do planejamento estratégico, cuja função é, a partir dos pontos fortes e fracos, das potencialidades e ameaças, definir as prioridades de ação em toda a sociedade, por meio de suas instituições públicas e privadas. Desta forma, as cidades podem desenvolver suas principais vocações e forjar um adequado tipo de vida e de oportunidades para todos os seus cidadãos.

O Pré-diagnóstico para o Plano Estratégico da Grande BH, elaborado entre abril e novembro de 2000, foi a base dos trabalhos desenvolvidos até novembro de 2004, quando foi concluído o documento “Diagnóstico e Propostas”, que é, seguramente, o mais completo acervo existente de informações sobre a Grande Belo Horizonte.
Dentre os estudos feitos pelo IH, além do diagnóstico, podem ser citados:

·       CENTRO ADMINISTRATIVO DE MINAS GERAIS – O IH foi responsável pelos estudos que levaram a uma avaliação mais profunda sobre os impactos do local de construção do Centro Administrativo e conduziram à escolha do local atual.

·         VETOR NORTE – O IH desenvolveu o Programa de Ações Imediatas para o Vetor Norte, que identificou ameaças e vantagens da expansão daquela região, em função de empreendimentos, públicos e privados, em curso ou planejados para a região, como a Linha Verde, O Centro Administrativo, a ampliação do Aeroporto Tancredo Neves, em Confins, e futura construção do Anel Viário de Contorno Norte (Rodoanel).

·     VETOR SUL – O IH desenvolveu O Plano de Ações Estratégicas para o Vetor Sul, apontando os principais problemas dessa região e indicando caminhos a serem percorridos. O estudo tem sido referência para o poder público e as empresas que possuem ou pretendem ter empreendimentos na região, uma das mais congestionadas da RMBH.

Ao longo de todos esses anos, enriqueci meus conhecimentos sobre a cidade e região onde moro e pude dar minha modesta contribuição em pensá-la e encaminhar sugestões que possam melhorá-la. Nenhum dos estudos anteriores, no entanto, permitiu-me experiências como aquelas que estou vivenciando no momento.

Em janeiro de 2011 iniciamos os estudos sobre o VETOR NOROESTE. O VN contempla as cidades de Ribeirão das Neves, Esmeraldas, Capim Branco, parte de Contagem, Vespasiano e Pedro Leopoldo. As áreas objetos de estudo são as mais vitimadas pela expansão da metrópole que empurrou para essas regiões tudo o que não serve mais: lixo sanitário, resíduos sólidos, degradação do tecido social e criminosos apenados.

No dia 27 de abril passado fizemos encontro com representantes das comunidades contempladas pelo Vetor Noroeste.

Vide: http://www.institutohorizontes.org.br/imagens/newsletter/boletim_I.H._11.pdf

No dia 12 de maio nos encontramos com os líderes escolhidos pela comunidade para a primeira reunião do Grupo de Impulsão. Saímos com a arquitetura das ações planejadas, com os grupos de trabalho estruturados e com agenda de visitas estratégicas que incluem entidades empresariais, de fomento, instituições diversas públicas e privadas, poderes municipais e até o governador do Estado.
Conheci Anastasia há alguns anos atrás, quando mediei debate entre ele e expressivos empresários do ambiente internacional de negócios num encontro realizado no Hotel Ponta dos Ganchos em Florianópolis-SC. Depois do evento conversei longamente com o atual governador e confesso que me impressionei e hoje tenho orgulho de tê-lo como nosso governante.

Poucos dias depois do evento em Santa Catarina recebi, em casa, um livro endereçado a mim pelo então vice-governador. Uma bibliografia: SINHÁ MOREIRA – UMA MULHER A FRENTE DE SEU TEMPO, escrita pela arquiteta e escritora Lilian Fontes e prefácio do Ziraldo. Extraio do texto de Ziraldo: “Um pequeno fato que mudou a minha vida e o destino de uma comunidade inteira. Mudou tudo: hábitos, modas, costumes, influências, sonhos, tendências, projetos, escolhas, conceitos, tudo. O que sempre me levou a perguntar: que sutil movimento da Terra muda nossos rumos, altera a direção que não depende de nossas escolhas? Em que momento, por exemplo, uma visão não exatamente ligada à nossa se torna, para nós, uma existência humana transformadora?” O livro é um belíssimo relato de Lilian Fontes sobre a vida de Dona Sinhá. O que me impressionou ainda foi a citação de Raquel de Queiroz na contracapa do livro, que reproduzo integralmente aqui: “Na sua modéstia, na sua simplicidade, Dona Sinhá Moreira dá um lindo quinau nos nossos ricaços de vistas curtas, que cuidam só servir o dinheiro para luxos de novo rico e exibições no El Morocco e No Elephant Blanc. Milionário brasileiro ainda não aprendeu, no mundo de hoje, o rico tem de se fazer perdoar pela sua riqueza, suprindo, com iniciativas de cultura e assistência social, as lacunas do serviço público. E então aqui, onde o imposto de lucros extraordinários não funciona, e o imposto de renda só onera realmente os assalariados, eles deviam, mais que nenhum outro, pensar um pouco os problemas de seu pais.” Isso em 14 de março de 1959. Fosse hoje receberia o nome de: RESPONSABILIDADE SOCIAL.

Após a reunião do dia 12 de maio em Ribeirão das Neves uma das participantes, Dona Senhorinha, aproximou-se de mim e acanhadamente me perguntou se eu poderia fazer a abertura da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional no próximo dia 26 de maio.

Permitam que sua índole os aproxime dos melhores.


Até breve.

Um comentário:

  1. Mais uma vez me emociono em ler as "letras".

    Sua capacidade de ler e ver as coisas de forma sutil, porem profunda, me torna cada vez mais obcecado em seguir suas experiências e estorias.

    ResponderExcluir