segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ACASO



A primeira vez que se viram foi em fevereiro, numa quinta-feira, à noite, e chovia, muito. Disputaram uma vaga em um estacionamento de um shopping. Ambos sós e agitadíssimos. A ideia, e de ambos, era de uma rápida passagem por lá para comprar um presente, ela para um amigo e ele para uma amiga. Ele passou da vaga porque faria a manobra de ré. Ela, que vinha logo atrás, avançou o seu carro de frente direto na vaga. Sem se importar com ele, com idas e vindas, para frente e para trás, conseguiu ajeitar o carro como mandam os regulamentos. Ele, por sua vez, deu ré e emparelhou seu carro com o dela tão próximo que, pouco mais, os retrovisores laterais de um e de outro teriam se chocado e, de tal forma, que ela não conseguiria abrir a porta para sair. Ocorre que a vaga era paralela a um paredão e, por força disto não havia também como ela sair pela porta do lado do passageiro. Ele ligou o pisca-pisca, e com o olhar fixo à frente, manteve-se impassível. Ela, aos gritos e com o vidro semiaberto clamava que ele retirasse o carro para que ela pudesse sair. Ao lado do carro dele as pessoas trafegavam em seus carros sem dificuldade, mas com alguma curiosidade e até apreensão, face aos tempos de insegurança. Passados alguns minutos ela calou-se. Ele abriu o vidro do lado do passageiro e, pela primeira vez olhou para ela. Como podia ter feito aquilo com uma mulher? Ela, por sua vez, olhou para ele e com o ímpeto de gritar o pior palavrão de seu repertório, sem entender não o fez. Ao contrário, com a voz mansa, disse apenas: por favor... Ele ligou o carro e saiu vagarosamente à procura de outra vaga. A chuva se limitava agora a poucos pingos esparsos.

A segunda vez que se viram foi em abril, numa quarta-feira, à noite, num cinema. As luzes já haviam se apagado quando entraram na sala de projeção e iniciavam as mensagens publicitárias. Ele estava acompanhado e ela também. Ele localizou duas poltronas e, de repente e bruscamente, ela passou à frente dele puxando pelas mãos o acompanhante e foi se sentar na poltrona que ele havia escolhido. À frente, exatamente à frente dela, havia dois lugares vagos. Ele acomodou-se ali, à frente dela. Sentou-se e procurou ficar com o tronco bem erguido de tal forma a dificultar a visão de quem estava imediatamente atrás dele, no caso, ela. Logo que ele se ajeitou, comentou com o acompanhante: que absurdo; como alguém pode ser tão mal educado? Coisas assim. E, por não haver mais dois lugares contíguos na sala, ela permaneceu ali. Quando o filme estava para começar, ela tomou coragem e colocou a mão direita sobre o ombro dele. Ele se virou para ela e, com a sensação de já ter visto aquele rosto antes, disse: o que foi?  Ela corou-se e foi tomada por um calafrio que percorreu o corpo inteiro. Pensou, então, em comentar com o acompanhante: é o cara do shopping, mas não o fez. Ao contrário, com a voz mansa, disse apenas: por favor... Ele deixou o corpo escorregar de tal sorte a ficar com a cabeça apoiada na poltrona, e assim permaneceu até o filme terminar. Ao saírem, ela foi por um lado da carreira de poltronas e ele pelo outro.

A terceira vez que se viram foi em junho, numa segunda-feira, de manhã, bem cedo. Ele acomodou-se na poltrona 7A do avião para uma viagem a trabalho. Estava de cabeça baixa, lendo a revista de bordo quando: senhor, o senhor se enganou de assento. Essa mulher de novo - não é possível! - pensou. Tirou do bolso o cartão de embarque, colocou o dedo indicador no número do assento, estendeu o braço em direção a ela para que visse, e não disse palavra. Guardou o cartão de embarque novamente e voltou à sua revista de bordo. Ela, assustadíssima, afinal: que diabo, esse cara de novo! Foi ao encontro da comissária de bordo para procurar resolver a questão. Pouco depois, a comissária: senhor, por um equívoco da companhia, infelizmente foi processado o mesmo assento, o senhor se importaria de mudar de lugar? Ele não respondeu e continuou lendo a revista. Percebeu que ela então se aproximou da comissária de bordo e com a mesma voz mansa, disse apenas: por favor... Ele, dirigindo-se à comissária: para qual assento eu devo ir? 23C, senhor, obrigada. Ele pegou a valise no compartimento de bagagens e, sem olhar para ela, foi para os fundos do avião. 

A quarta vez que se viram foi em setembro, num sábado, à noite. Ele aproveitou o feriado prolongado e resolveu passar uns dias em Buenos Aires. Viajou na quinta-feira e no sábado foi jantar com uns amigos em um restaurante no Porto Madero. Não é comum, mas por alguma razão, ele começou a sentir uma indisposição e uma forte dor de cabeça. Pediu desculpas e disse aos amigos que iria para o hotel. Ao sair, observou que havia um único táxi no ponto. Quando se dirigia para tomá-lo, saiu do mesmo restaurante uma mulher correndo à sua frente em direção ao mesmo carro. Ei, señorita, éste táxi es mio! Quando ela se voltou e ele fixou os olhos nela: pelo amor de Deus, não é possível! Ela ficou estupefata. Teve ímpetos de voltar ao restaurante e desistir de buscar o celular que havia esquecido no hotel. Mas, não. Dirigiu-se ao carro e, abrindo a porta, com a mesma voz mansa, disse apenas: por favor...

A quinta vez que se viram foi em dezembro, num domingo, à tarde. Ele adquirira recentemente o hábito de andar de bicicleta às tardes de domingo, no parque. Perguntava-se por que só agora havia descoberto tal prazer. Tinha já pedalado o suficiente e resolveu voltar para casa, tomar um bom banho e encontrar-se com amigos. Absorto na decisão saiu subitamente dos limites da ciclovia para tomar o rumo de casa, quando foi violentamente atingido e lançado fora da bicicleta por outra conduzida por uma ciclista desatenta, que não percebeu a manobra brusca que ele havia feito. As bicicletas foram para um lado e ele se viu caído de bruços no chão com uma mulher sobre ele. Você, de novo?!!! Ela levantou-se rapidamente, desvencilhando-se dos braços dele e ambos, não acreditando, foram socorridos pelas pessoas que circulavam pelo local. Depois, cada um pegou sua bicicleta e tomou seu rumo. Ela, que estava com amigos, pensou em comentar com eles, mas não o fez.

A sexta vez que se viram foi em fevereiro, numa quinta-feira, à noite, e chovia, muito. Disputaram uma vaga em um estacionamento de um shopping. Ambos sós e agitadíssimos. A ideia, e de ambos, era de uma rápida passagem por lá para comprar um presente, ela para um amigo e ele para uma amiga. Ele passou da vaga porque faria a manobra de ré. Ela, que vinha logo atrás, avançou o seu carro de frente direto na vaga. Sem se importar com ele, com idas e vindas, para frente e para trás, conseguiu ajeitar o carro como mandam os regulamentos. Ele, por sua vez, deu ré e emparelhou seu carro guardando distância para com o dela, de tal maneira que era impossível a ela abrir a porta e sair do carro.

Ela abaixou parte do vidro e quando viu que era ele, aguardou o que ele iria fazer. Ele abaixou o vidro do lado do passageiro e disse: entre!  Ela: de jeito nenhum! Ele abriu a porta do passageiro e insistiu: entre, te deixo na portaria do shopping e depois procuro outra vaga. Não precisa, disse ela. Ele, com a fala mansa, disse: por favor...


Depois disso já foram vistos algumas vezes juntos. Parece que eles têm procurado conciliar agenda para viajarem juntos a trabalho, têm ido quase sempre às quartas-feiras a cinema, e foram vistos, lado a lado, passeando de bicicletas no parque em várias tardes de domingo. Vêm planejando descansarem um fim de semana juntos, provavelmente em Buenos Aires.

2 comentários:

  1. Fiquei com a impressão de já ter lido este post, quando começou a escrever no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ACASO foi escrito há muitos anos atras e eu resolvi republicá-lo assim como outros que deverei trazer a post novamente. Quero colocá-los novamente à prova.
      Muito obrigado pelo registro.

      Excluir