sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

AGORA



Ontem assisti ao filme brasileiro HOJE de Tata Amaral. Vera é uma ex-guerrilheira que lutou contra a ditadura brasileira. Ela adquire um apartamento com o dinheiro recebido por indenização do Estado por reconhecer a morte e desaparecimento de seu marido também guerrilheiro.

Anteontem assisti ao documentário A INSURGÊNCIA PELA PAZ que apresenta os lideres das FARCs colocando seus propósitos de paz na Colômbia em uma guerra que já perdura por cinquenta anos.

A expansão agrícola teria expulsado milhares de pequenos camponeses para terras de menor qualidade e distantes dos centros de consumo de alimentos. Na opinião de um dos lideres entrevistados essa teria sido a razão essencial pela qual não restou àqueles camponeses banidos de seus meios de sobrevivência a alternativa que se apresentou.

O custo de produção e transporte para os centros de consumo eram maiores do que se conseguia pelo preço de venda dos produtos. Por outro lado a máfia internacional de drogas ofereceu os insumos (sementes) e a compra de tudo o que conseguissem produzir, além de cuidarem do transporte e distribuição da mercadoria.

A Comissão da Verdade, no Brasil, concluiu seus trabalhos e apontou os crimes e os responsáveis durante o período da ditadura. Na Argentina, pela primeira vez, um dos militares torturadores não só admitiu os crimes quanto indicou onde estariam enterrados vinte e cinco das vítimas da barbárie.

Foi divulgado o Relatório do MPF sobre os crimes havidos contra a economia popular e que, como disse o Procurador Geral da República: “Feriram o orgulho do povo brasileiro”.

Penso que estamos vivendo um momento crítico que poderá determinar muito do que viveremos adiante.

Em que mundo queremos afinal viver?



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário