domingo, 27 de abril de 2014

PARTICULAR



Já escrevi sobre ela aqui, especialmente em BRILHANTE.

Num deu outra, uma de suas inspiradoras é Costanza Pascolato que é, em minha opinião, uma ideóloga do glamour.

Sim porque a estética do belo e a finesse são, de fundo, uma das mais revolucionárias ideologias condutoras de História e Cultura civilizatória. Vide em anexo pelo mundo, especialmente o Velho, quanto de mensagens explícitas permeiam o luxo e a criação ao longo de milhares e milhares de anos de busca de sentido pela via da forma, da cor, dos materiais empregados, da disputa pelo maior, melhor, mais atual e essencialmente mais Rico.

O mal não passa pela aí, de primeira. Antes pelo contrário, mecenas, reis, czares, imperadores e até ditadores sempre foram e ainda continuarão sendo os maiores facilitadores para que a Arte venha à Luz, mesmo que nas entranhas de alguns corrompa-lhes o mau.

O luxo e o cuidar-se são, em si, uma procura da dignidade. Costanza diz que é fundamental “estar arrumada até para ir tomar soro em um hospital”.

Para ela o que mais deve se admirar em uma mulher é “a consistência, a fidelidade a si mesma”. “As mulheres que se aceitam são os fenômenos hoje, num momento em que a imagem é tudo, mas é uma imagem virtual, falseada, de tudo”.

Toda contracultura deriva da negação ao luxo, à ostentação, à riqueza, portanto é forte e determinante no desenvolvimento da civilização pela polaridade que daí acarreta. Não falo aqui da inveja, da soberba, do escárnio, da ignorância, de um menos-valer, muito menos da riqueza espúria.

Falo da procura da beleza, do esmero, do cuidado, da finesse.

Acho que passa pela aí um desejo de instruir-se, de procurar-se por esta via, de encontrar-se na diferença, na riqueza de detalhes, na consistência de suas predileções e escolhas.

Hoje é seu niver, acho que é assim que em seu universo particular, nomeia-se aniversário. Fico feliz pela sua coragem, determinação, procura, cuidado, esmero e humildade. Fico feliz por você ser quem é.

E que nenhum macho mal formado me venha dizer que você vem fazendo coisas de “mulherzinha”. Prá mim é sério às pampas, ideologia do mais alto calibre. E que delas derivem sacadas belas.

Mulheres adorarão. Especialmente nos finds.

Feliz aniversário, chérie.


Até breve.

VIDE: www.umuniversoparticular.com.br

Um comentário:

  1. Sogro culto são outros quinhentos! Sorte minha ter alguém tão interessante assim no meu universo particular. Obrigada pela menção e sobretudo pela leitura atenta, sempre muito além dasletra! Beijos, Fabiana

    ResponderExcluir