quinta-feira, 24 de abril de 2014

DODIA



Há no noticiário uma morte emblemática.

O corpo do dançarino Douglas Rafael da Silva Pereira foi localizado nesta terça-feira, 22, dentro de uma creche no complexo de favelas do Pavão-Pavãozinho-Cantagalo (Copacabana, zona sul do Rio). Ele trabalhava no programa da Globo ESQUENTA, estrelado pela atriz Regina Casé.

Ocorre que o rapaz foi protagonista de um curta-metragem no qual é executado por policiais militares na mesma favela. O filme "Made in Brazil" foi produzido em junho do ano passado e tem 6 minutos e 49 segundos de duração.

No curta, antes de levar um tiro na cabeça disparado por um tenente da PM, o personagem de DG diz várias vezes "Sou trabalhador!" e implora para não ser morto. "Eu e outro PM executamos um traficante numa viela da favela, e ele (DG) testemunha o crime. Depois ele é morto como queima de arquivo", disse ao jornal O Estado de São Paulo o ator Paulo Henrique dos Santos, conhecido como Hulk, que interpreta o PM que executa DG.

Diretor do filme, Wanderson Chan disse ao jornal O Dia que escolheu Douglas para ser o protagonista. "O filme, de alguma forma, conta o fim dele. Eu fiz questão que fosse o Douglas o protagonista, porque ele era um rapaz do bem, tinha muitos sonhos e sua vida era muito parecida com a proposta do vídeo".

Revoltados, os moradores desceram para Copacabana no final da tarde e montaram barricadas de fogo em avenidas fundamentais do bairro, como a Nossa Senhora de Copacabana. A PM reprimiu o protesto. Houve tiroteio. Edilson da Silva dos Santos, 27 anos, foi baleado na cabeça e morreu.

Made in Brazil, emblemático ou BANAL?



Até breve.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário