segunda-feira, 14 de abril de 2014

OSLOUP



"Depois de tantos anos, já não me sinto mais ligado a esse texto. O tempo passou e descobri diferentes maneiras de conhecer e de me aprofundar na realidade. Considero uma etapa superada. Se eu relesse a obra hoje, cairia desmaiado, não iria aguentar". 

Eduardo Galeano, escritor uruguaio tornou-se notório por uma obra publicada em 1971, As Veias Abertas da América Latina, clássico entre os esquerdistas por analisar a história daquela região desde o período colonial até a contemporaneidade, argumentando contra o que considera exploração econômica e política do povo latino-americano - primeiro pela Europa, depois pelos Estados Unidos.

“Como todo latino, apresento diversos vícios e o mais grave é a tendência à inflação - não dos preços, mas de palavras. Essa inflação é a mais grave e mais difícil de evitar. Nos dias de hoje, tento dizer o máximo possível com menos palavras, pois descobri que o silêncio também é uma eficiente forma de comunicação."

Pois é.

Durante todo o final de semana estive trabalhando na seleção dos 100 textos que deverão compor o “Posts à prova” livro que pretendo publicar comemorativo aos três anos do dasletra e a marca de 600 posts editados.

Não está sendo uma atividade gozoza confesso, embora não me leve à desmaios, pelo menos ainda. Transei uma idéia de que o livro não pode ser uma mera coletânea de posts pinçados aleatória e indiscriminadamente.

Na medida em que fui construindo um pensar sobre o livro, simultaneamente à releitura dos posts, fui vendo que é possível sim dar um nexo ao todo do texto, especialmente das razões que me levaram a me encantar com a idéia do Vlad para vir a editar um blog.

Não deverei incluir nenhum post daqueles que, no blog, classifiquei como RUMINESCÊNCIAS e ORGANIZACIONAL, portanto tirando do livro boa parte de minhas lembranças tanto da pessoa física quanto da jurídica. FAMÍLIA, quero preservar e VIAGENS, embora tenham posts interessantes prefiro não.

De LIZ e VALENTIN também não colocarei nenhum post. Minha idéia, corroborando com a proposta de uma amiga é a de construir um projeto em paralelo, uma edição para crianças ou mesmo infanto-juvenil com ilustrações inclusive. Para isso já comecei a conversar com dois ilustradores premiados no circuito do livro infantil.

Assim, Posts à Prova, terá mais textos de ARTE, FICÇÃO e OLHAR. Já tenho inclusive o PRÉÂNGULO com o qual prefaciarei o livro.

Oportuna a leitura da entrevista de Galeano. Ela me reforça na tese da procura da síntese e do simbolismo e da infinita riqueza das palavras, especialmente aquelas inventadas. Não é por outra razão que todos os meus posts tem como título uma única palavra. Inclusive aquelas que não existem, ainda.

Oportuna a leitura da entrevista do escritor, que iluminou minha juventude na FAFICH, por outra razão: é mesmo provável que em 2042, quando perguntado sobre o meu primeiro livro publicado e sobre outro que trata dos diálogos com os meus primeiros netos, não irei aguentar o gozo e desmaiarei.

A vida continuará me pregando surpresas.


Até breve.





Nenhum comentário:

Postar um comentário