quarta-feira, 1 de maio de 2013

REGISTROS




Algumas razões para memorar o dia de hoje:

·        > 32 anos da morte de meu sogro, João Miranda

·       >  Noninha completa nove meses de idade

·       >  400 posts no dasletra.

Ele nunca faltou um dia sequer ao trabalho. Gostava de uma branquinha, uma só era suficiente para Seu João despirocar geral, o que acontecia às noites quando ele ia jogar o lixo fora e dava uma passadinha no bar.

Eu e sua filha namorávamos na varanda e ele vindo do bar entrava portão adentro e logo que nos via: “Boa noite!” Pegava uma vassoura, ia varrer o quintal e quantas vezes passava por nós: “Boa noite!”.

Depois que eu e Ela nos casamos, ele ia no final das tardes ao nosso barraco no bairro Pompéia entrava pela porta da sala e saía pela porta da cozinha. Ficava breves minutos e saía logo dizendo: “Então aqui está tudo bem... Ótimo... Fiquem com Deus...” Deixava, quase sempre, um embrulho com algo de comer em algum lugar da casa.

Seu João foi a minha maior experiência de perda.

De Noninha há muito pouco a dizer, exceto que ela continua evoluindo a cada dia e cada vez mais ligada a mim. Ultimamente procuro manter certos cuidados no âmbito familiar. Espíritos mais frágeis tomados por ciúmes desmedidos e desnecessários ainda insistem em não aceitarem com naturalidade o fato mais do que inconteste.

Nas ruas, quando saio com ela a passear, tenho reparado que as pessoas com as quais nós cruzamos já não me perguntam se ela é minha neta, nem me dizem mais que ela é minha cara. Acho que a maioria dessas pessoas tem receio de serem redundantes ou óbvias demais. Fazer o quê?

Uma coisa eu tenho notado em Noninha. Ela adora as pequenas coisas, aquelas que pode bolinar com os dedinhos. Às vezes com inúmeros brinquedos à sua volta ela vê um pedacinho de qualquer coisa, uma casquinha de pão, qualquer fragmento minúsculo que seja, ela deixa o brinquedo e vai procurar pegar o tal minúsculo propósito. Fica absolutamente focada.



Tomara que seja uma característica que a torne zelosa com detalhes. Às vezes, neles residem nossas mais significativas descobertas.

Quanto ao fato de eu ter me proposto abrir como a um livro e produzir quatrocentos textos à procura de mim mesmo é um mero detalhe.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário