terça-feira, 28 de maio de 2013

3


Lembrei-me de quando meus filhos, então pequenos, adoeciam. Não tinha nada pior. Especialmente na idade de Noninha que, no sábado, completará dez meses de vida.

Ela, tadinha, fica prostrada de um jeito que me dá dó e remorso, pode ter contraído de mim uma gripe, virose, sei lá. Pretinha acha que não, que deve ser pelo sétimo (ou será oitavo?) dentinho que desponta.

De ontem prá hoje ela já passou melhor.

Paralela a esta preocupação ainda sinto-me tomado pelo filme que assistimos domingo à noite no MaxPrime. Triângulo amoroso, cujo título no original é 3, do diretor alemão Tom Tykwer, o mesmo de Corra, Lola, Corra.

Nada no Século XXI nos assusta e o filme, excessivamente contemporâneo, antecipa e, eu acho por demais, uma questão que já está posta: a formação da célula-mater da sociedade que é a família.

No início do século passado Freud enunciou a sexualidade como pulsão motora da sociedade. Tykwer propõe que até pode ser, mas desde que dentro de uma lei moral.

Triângulo amoroso aborda a questão de composição pela via do afeto e da atração entre dois homens e uma mulher que, por acaso (?), se encontram, se apaixonam e vivem um intenso relacionamento. Eles, os homens, entre si e também com ela sem saberem um da existência do relacionamento com o outro.

Deles resulta uma gravidez de gêmeos, provavelmente cada uma das crianças de cada um dos parceiros masculinos.

Não absorvemos ainda a união de pessoas do mesmo sexo (inclusive com amparo legal) e já estamos expostos a situações de formação do núcleo familiar à três, com boas chances de ocorrer o que hoje (salvo meu desconhecimento) assistimos somente em ficção.

O filme é também avançado porque, em que pesem as pulsões, o constrangimento pela ousadia dos parceiros não deriva de pressão externa, da sociedade, mas dos próprios protagonistas o que a mim agrada, ainda que ficção.

Penso, então, que quando (por força das pulsões) for comportamento assumido e aceito, as crianças advindas de relacionamento à três receberão preocupação e cuidados de seus responsáveis.

Ainda que seja até por uma virosezinha.

O fato de eu ter contado facetas cruciais, tirando assim boa parte do gosto da trama, não tirará em nada a beleza e importância do filme. É moderno e instigante. Cinema da melhor qualidade.

Assistam.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário