terça-feira, 9 de outubro de 2012

AVENIDA


Carminha vai matar Max e Tufão vai pedir perdão para Nina.

Perdoem-me. Não consigo avançar mais do que isto no que interessa a boa maioria dos brasileiros. Já acompanhei vários folhetins televisivos e me cansei de inúmeras belíssimas interpretações de diferentes atores e atrizes para os mesmos personagens. A repetição temática me dá náuseas.

Volto a um assunto de somenos importância. A vida real. Especialmente a vida real em sociedade e no cotidiano de nossos labores e relacionamentos em diferentes campos: profissional, doméstico e enquanto consumidores de bens e serviços entregues por prestadores públicos e privados.

De fato foram movimentados perto de cento e cinqüenta e três milhões de reais no período de 2003 a 2004 em negociações espúrias envolvendo trinta e nove pessoas que estão sendo julgadas no Supremo Tribunal Federal no processo do Mensalão.

Sei e sei que todos os brasileiros minimamente esclarecidos sabem que este montante está muito aquém de todas as negociatas realizadas no Casino Brasil e de há muito tempo. O Brasil é majestoso não só pela sua natureza. O Brasil é majestoso pela sua infinita capacidade de sobreviver à canalhice endêmica em diferentes níveis e instituições da sociedade.

Verbas, oriundas de abnegados e honestos contribuintes, são desviadas há séculos deixando escolas, postos de saúde, hospitais, estradas, portos e aeroportos, e tantas outras instituições de serviço do estado em condições precárias e lamentáveis.

Sei e sei que todos os brasileiros minimamente esclarecidos sabem que estas práticas são extremamente difíceis de serem coibidas. Há hoje no Tribunal Superior Eleitoral 2247 processos de Ficha Limpa envolvendo prefeitos eleitos no último domingo. Inclua ai o da cidade de minha segunda residência.

No campo privado, por extensão do que ocorre no público, a coisa agrava-se. Reportagem de hoje dá conta do sistema de controle de vagas em estacionamentos em ruas das principais cidades do país administradas pelos chamados flanelinhas. Vagas reservadas pelas prefeituras.

Pretinha e Claudinho fizeram uma proposta para a compra de um apartamento que contemplava as seguintes condições: a) entrada em espécie de um valor X: b) dação em pagamento do apartamento atual onde moram de propriedade deles e c) um valor Y financiado por uma instituição financeira.

A proposta foi encaminhada por uma imobiliária contratada pela construtora vendedora. No retorno o gerente da imobiliária comunicou à Pretinha que seria cobrada comissão pela venda do seu apartamento.

Não há limite para a desfaçatez, para a canalhice, para o levar vantagem a custa de incautos. Entrei no circuito e consultei o gerente da imobiliária sobre em que momento havíamos o contratado para prestar qualquer serviço. Ele disse que essa é a prática do mercado.

A Ministra Carmem Lúcia disse hoje, em um aparte no julgamento no STF, que o que mais lhe causou espécie ao longo do processo foi o fato de os senhores advogados de defesa aceitarem que ocorreram os crimes, mas que eles são prática usual no Brasil e portanto não havia o que ser julgado.

Perdoem-me, novamente.

O professor Paulo Freire disse que o Homem enquanto sujeito social tem duas alternativas de conduta: a aceitação ou a inserção. Aquele que opta pela aceitação mantém o status quo. Aquele que opta pela inserção vive da esperança de que com seu gesto possa transformar a realidade pela via da microfísica do poder.

Já disse aqui e torno a dizer: eu quero viver para ver a execução das sentenças promulgadas pela justiça nos mensalões e cachoeiras e que elas, ainda que pontuais, possam vir a servir para cada um de nós não ter vergonha de ser honesto.

A imobiliária em um segundo contato sequer voltou a falar na comissão anteriormente cobrada.

O mercado mudou?


Até breve.

Um comentário:

  1. É mesmo difícil sair do "status quo" e fazer a sua parte, já que a prática do "mercado" tornou-se inerente a justificar esse comodismo. O mesmo aconteceu conosco na nossa reunião de condomino, que o status a quo oferecia um saneamento imediato de dividas através de um aumento, como assim tem sido feito nos últimos anos. Mas poucos proprietários não aceitaram e montamos uma comissão a fim de enxugar os gastos, ainda que possa haver um aumento ao final. Vamos secar as contas para que se tenha uma taxa justa de acordo com essas particularidades. Vai dar trabalho, vai ser voluntário o nosso trabalho, mas sabemos que é o caminho para mudar algo.

    ResponderExcluir