quarta-feira, 10 de outubro de 2012

RISCO


Recebi hoje o e.mail abaixo. Trata-se de um jovem, entre quinze e dezoito anos de idade, que se preparou para ministrar uma palestra para seus colegas de escola.

“Decidi realizá-la a partir do momento que assisti a uma palestra realizada pela AIC (Associação Intergerencial da Cemig) em Belo Horizonte chamada “Projeto Jovem”, onde foram convidados o Reitor da UFMG – Dr Ronaldo Pena, Pelé do Vôlei, Marcos Vinícius – Engenheiro Elétrico e consultor entre outros, cujo tema era superação, com o objetivo de direcionar os jovens a planejarem e a desenvolverem da melhor forma o seu futuro, em que tomei a iniciativa de compartilhar com todos vocês o que aprendi. Fiz várias anotações, as quais resumi, selecionei e organizei para trazê-las hoje.

Espero que gostem e que reflitam sobre o que concordarem, e que me escutem com atenção, já que fiz com muito carinho e por minha própria vontade, buscando acrescentar pensamentos na vida de todos vocês.

Não quis fazer através de Power Point para que ficasse de uma maneira mais descontraída e interativa. Talvez vocês me acharão repetitivo, mas cada informação apresentada tem um significado diferente.

Estou disposto a ouvir comentários e a tirar dúvidas.

Vou começar a palestra contando uma história que ouvi há pouco tempo por um professor de uma Universidade de Belo Horizonte.

                                     A busca por Vicente Perício
Após morrer sua mãe, já bem idosa, um homem perguntou ao seu pai, também já bem velho, qual sonho que ele queria que se tornasse realidade antes de morrer. Ele respondeu: quero rever meu amigo Vicente Perício o qual não vejo a mais de 50 anos. Seu filho ficou assustado, por que nunca tinha ouvido seu pai falar dele antes, mas foi com ele atrás desse sonho. A única coisa que seu pai lembrava, era que Vicente morava em uma cidade no interior da Argentina. Por 8 dias ficaram o procurando por lá e nada. Seu filho nunca deixava de ter uma dúvida: será que esse senhor está vivo? Mas não perguntava seu pai, com medo de magoá-lo. No nono dia, ambos andando pela rua e perguntando se alguém conhecia Vicente Perício, um rapaz disse que era sobrinho dele e levou – os até ele. Foi um belíssimo reencontro.

Com muita felicidade, depois de realizado o sonho, pai e filho voltaram para o Brasil. Na viagem, o filho perguntou ao seu pai: em nenhum momento o senhor pensou que Vicente Perício não pudesse estar vivo? Seu pai respondeu: filho, como pode estar morto o que eu quero tanto em minha vida!

Daí eu começo o raciocínio geral da palestra, a qual gira em torno da palavra ÂNIMA, cujo significado eu irei falar no final.

- A vida é feita de escolhas. A escolha deriva de uma falta. Se não há falta não a motivo para se correr atrás.

É preciso nos perguntar o que queremos para nossa vida e refletir sobre o que temos escolhido, tendo consciência de que estamos no caminho certo, no qual devemos insistir inovar e buscar novos conhecimentos e estratégias eficazes, interagindo com novas culturas, costumes e tradições.

Para isso é preciso estar bem consigo mesmo, se cuidar.

Ninguém vive sozinho. Cada pessoa tem o seu talento, sua beleza e sua missão na Terra. Precisamos do próximo para viver.

Choramos, sorrimos, perdemos, vencemos... Tudo isso faz parte de um ciclo, do qual devemos tirar lições sempre. A vida é feita de momentos bons e ruins. O importante é buscar um equilíbrio emocional, não acumulando tristezas, porque senão estará enganando a si mesmo. Quando estiver triste, busque desabafar com alguém em quem você confia e que se sinta bem ao lado. Descanse e refresque a mente.

Ser feliz é uma escolha. FIB – Felicidade Interna Bruta.
7 fatores para se ter um índice elevado:
Boa saúde- corpo, mente e espírito emocional
Boa governança
Bem estar coletivo
Cultura
Bom Padrão de vida econômica
Equilíbrio e organização do tempo
Aprendizagem
Lute pelo aumento da sua FIB.

O que é ser feliz para você? (perguntar a todos)
É isso aí! Pensamentos e opiniões diferentes que se completam.

Imaginem se todos gostassem e pensassem a mesma coisa. Seria tão sem graça viver.

Como sempre digo: o certo é o certo. Ao longo da vida, para superarmos com dignidade, honestidade e compromisso os problemas e obstáculos, os quais nos fazem amadurecer, é preciso ter foco, fazer mais com menos, abrir mãos de algumas coisas para buscar um maior resultado, mesmo que seja em longo prazo e usar seu dom de criar, já que seu sucesso depende do seu jeito de pensar. É uma construção de cidadania, na qual formamos uma família e cumprimos nossa missão.

Querer e buscar nossas vocações, otimizar processos de maneira sustentável, tomar atitudes com sabedoria e na hora certa, pensando bem antes de tomá-las, aproveitar as oportunidades que nos aparecem, sabendo diferenciar o que é realidade e o que é ilusão, arriscar, tentar, vencer preconceitos, investigar coisas novas, lutar pela garantia dos direitos, esforçar em crescer, pensar grande, fazendo perguntas e colocando metas, fazem parte de um processo de concorrência interior, um passo fundamental para se alcançar nossos objetivos. Ser alguém!

Isso depende de coragem (agir com o coração), auto – estima boa, ética, gentileza, educação, curiosidade, bem estar interior, força de vontade, atitudes construtivas, humildade em assumir nossos erros e nunca acharmos que sabemos tudo e que tudo é fácil. Como sempre ouvimos: A gente leva da vida a vida que se leva. Aprender é uma ação sem limites.

Único medo: o que não se pode escolher. Única certeza: a morte.

Emprego x Trabalho

Salário x crescimento, desafios, aumento da capacidade de solucionar problemas, em que nos colocamos a disposição, de maneira centrada e com calma, já que todos os dias aparecem novas situações.

“Para o bom estrategista não há barreiras impossíveis a serem vencidas. Ele planeja um desenvolvimento com justiça, autenticidade, respeito, paz, integridade e democracia para alcançar seu objetivo.”

Seja ativo e tenha visão de mercado. Veja o que é bom e o que é ruim para se investir em tal momento. Tome cuidado para não surfar nas ondas que estão morrendo.

Um trabalho feito com um princípio de alegria se torna ainda mais prazeroso.

Valorize o seu produto. Se veja como parte de um todo, sempre partindo do MELHOR EU. Foque no essencial e tenha fé, já que podemos muito!

Devemos buscar soluções com determinação, através do caminho correto, visando o bem comum e sabendo lhe dar com as diferenças já que ninguém vive sozinho.

Precisamos das pessoas para viver, portanto, devemos aprender a conviver com as mesmas, sabendo medir as palavras e não falando tudo que se tem na cabeça. Nesse momento que percebemos qual é o nosso perfil.

Celebre a vida. Viva o momento. Confie em você. Valorize o que você tem. Veja, escute, sinta a beleza e a energia da vida, da natureza, da água, do ar, do céu, o qual se transforma a todo o momento, da família, dos amigos, de um sorriso e de tudo que está ao redor de você todos os dias. Viva e sinta cada fase de sua vida. Ela é uma constante mudança, como diz a frase “As águas de um rio nunca são as mesmas”. O dia de hoje é único, no qual cada pessoa tem a sua história, portanto, viva da melhor forma cada momento da sua vida. Feche os olhos e os abra, percebendo o poder de enxergar. Admire as coisas e agradeça por tudo que Deus nós dá. Faça a sua parte, faça o bem ao próximo sem pensar em reconhecimento. Deus vê tudo! Ele faz a parte dele, Ele nos abençoa a todo o momento!   
                                                                                 
Use sua inteligência a seu favor e faça o que você gosta o que te faz sentir realizado. Praticar esportes traz equilíbrio emocional. Cuide-se, cuidem todos os dias do que você quer e de quem você ama! Viva de bem com a vida! Tenha ÂNIMA - ENERGIA DA ALMA!

Acreditem nos seus sonhos, eles podem ser realizados!  Vocês têm capacidade para isso!

Agradeço a todos vocês por terem vivido o momento!

Um grande abraço.     
                                                                                                 Renato Milagres.”


Quem prega, prega no deserto. De repente algo se dá.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário