quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

BALANÇO

Nove meses, cento e trinta e sete textos, 103.525 palavras. Alguém me provocou questionando do porque dessa minha hemorragia verbal. Simples: para memorar a passagem dos meus sessenta anos e, de quebra, saudar a chegada do meu (minha) primeiro (a) neto (a). Não é suficiente?
Então para andar pelas ruas nu.
Há muita coisa ainda do que me desnudar, muitos episódios a relatar, muitas pessoas a reverenciar. Há muito ainda a revelar. No entanto, já me sinto muito bem lavrando minhas palavras. Dando um sentido literal à vida.
Gostei de ter um lugar, diferente de minhas gavetas, inclusive as internas, para desaguar minhas traquinagens, zombarias, inquietações, críticas, recados, artes. Meus sessenta anos foram muito bem vividos, em todas as extensões: tenho êxito profissional - de contínuo a membro de Conselhos de Acionistas; tenho êxito econômico - duas lindas moradas britadas pelo nosso gosto e cuidados; tenho êxito familiar - três filhos maravilhosos encaminhados às suas escolhas.
Tenho um amor profundo pela minha vida. Toda ela. Olho para trás dos anos e me sinto em paz com minha consciência. Jamais cometi um ato do qual pudesse envergonhar-me, jamais fiz mal ou fui mau para com alguém, jamais nutri ódio, mágoa ou ressentimento por qualquer pessoa.
Posso andar nu.
Há ainda alguns anos a sorver o melhor do meu tempo. Quero continuar compartilhando com anônimos e próximos que baterão ainda a minha porta virtual. Quero roubar o tempo de cada um para, a partir de mim, poderem pensarem-se. Tenho esta pretensão. Até porque não lhes custará nenhum peso financeiro e me enriquecerão de esperança. A troca me parece boa.
Talvez pela via dos textos alusivos a chegada do neto (a), ou pelos comentários de filmes, ou de minhas histórias pessoais singelas e comuns, eu possa convidar alguém que me procure a melhorar o seu caminhar, a rir, a emocionar-se, a pensar.
No entanto, há questões objetivas a serem cuidadas. Projetar-se dos sessenta para os oitenta é bem diferente do que dos vinte para os quarenta e dos quarenta para os sessenta. Emocional, física, intelectual e financeiramente.
Emocional: minha paixão por Ela maturará. Virão netos, quantos forem, serão amados muito mais (mesmo que isto implique em ciúmes) que os meus filhos. Eu terei muito mais tempo do que tinha há trinta anos e vou acompanhá-los em cada fase, passo a passo.
Física: sentirei dores e farei exames, envelhecerei a bisnaga de carne como a minha natureza assim o determinar. Não lutarei contra a minha preguiça e minha indisciplina para supostamente adiar o que está definido.
Intelectual: Quero deixar uma palavra, um texto, um livro, uma obra que faça alguém um pouco mais consciente e feliz.
Financeiramente: pagarei minhas contas e pouparei para viagens que me renovem o espírito.
Vou ao encontro de mim.

Até breve.

3 comentários:

  1. E nós vamos ao seu encontro, dividindo os anseios e desafios, desfrutando das historias e experiencias, e participando de novos acontecimentos...estaremos sempre aí... vivendo e aprendendo... comemorando a cada dia... bjos

    ResponderExcluir
  2. Corrigindo...

    Admirável balanço.. belo texto!!!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom que esteja feliz e por compartilhar conosco sua trajetória.
    Abraço

    ResponderExcluir