sábado, 4 de fevereiro de 2012

MOINHO

O MINISTÉRIO DA CULTURA ADVERTE:
Com a proliferação nefasta da internet indivíduos inescrupulosos, inidôneos e inabilitados para emitir crítica a respeito de produções artísticas e culturais têm usado a rede de computadores para divulgar opiniões que não correspondem aos princípios da melhor religião e prática da conduta cívica.
O acesso a material dessa natureza poderá comprometer seriamente o mais profundo tecido d’alma e, por força disto, os produtores e consumidores contumazes e ou eventuais serão punidos Na melhor forma e rigor da Lei.


Assisti a outros dois filmes esta semana: Bruna Surfistinha e A separação. Impactantes, oportunos, necessários. Minha intenção, neste post, é fazer um paralelo entre um e outro.
A prostituição e o divórcio não são contemporâneos. Sempre ocorreram, variadas as formas e conseqüências. O que há de novo então para que eu possa ocupar-me com os temas trazidos pelos dois filmes? Novamente, meu(minha) neto (a), que chega em agosto.
Bruna Surfistinha, estrelado pela extraordinária atriz Débora Secco e o maduro ator Cássio Gabus Mendes, aborda o tema milenar da troca do corpo por dinheiro. O macho que procurar o filme para ver a escultura, vai maravilhar-se sim: Débora é divina.
Cartola, extraída da experiência vivida com uma de suas filhas, nos legou uma de suas composições mais importantes:
Ainda é cedo, amor
Mal começaste a conhecer a vida
Já anuncias a hora de partida
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar
Preste atenção, querida
Embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és
Ouça-me bem, amor
Preste atenção, o mundo é um moinho
Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho.
Vai reduzir as ilusões a pó
Preste atenção, querida
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés
Há uma cena em que um cliente, bem intencionado, convida Bruna para jantar em um fino restaurante. Bruna senta-se com as pernas abertas, intencionalmente agressiva. O cliente abre um estojo e oferece um colar e um par de brincos. Bruna rejeita, dizendo que não merece. Na sequência ele diz a ela: “Eu sei que dentro de você há outra pessoa, você não é isto!” Em outra cena, o mesmo cliente declara que o maior desejo dele era saber o nome verdadeiro de Bruna.
Quem sou e quanto valho? Esta questão está cada vez mais crítica. Está mais difícil, SIM, surfar nessa onda.
A separação, filme iraniano que concorre como o melhor estrangeiro ao Oscar 2012, é de outra ordem. Trata das circunstâncias a que estamos expostos. O juiz da causa de divórcio demandado pela protagonista consulta-a, em audiência, várias vezes sobre os motivos que a levaram a pedir a separação.
- “Eu quero sair para fora...”
- “E por que?”, pergunta-lhe o juiz.
- “Por força das circunstâncias”, responde a mulher.
A separação, sem dúvida, já é um filme extraordinário se assistido na dimensão da trama. O drama cotidiano dos personagens, no entanto, alcançou-me em outra reflexão. A mim remeteu a algo simbólico e contundente, marcado pela cena final, que será relatada aqui para desespero daqueles que não assistiram ao filme. Ainda assim, não o percam. Está no Belas Artes.
QUE FILHOS VAMOS LEGAR AO MUNDO? Ou
A QUEM PERTENCERÁ O FUTURO?

Até breve.
NOTA: Lembro ao leitor que a internet no Irã é monitorada pelos aparelhos de Estado.


4 comentários:

  1. Putz, esse ano segundo a previsão Maia o mundo ira acabar! Como será o amanha, responda quem puder, o que ira me acontecer?Como vai ser o meu destino? Lozinho as pessoas procuram SER atraves de algo... Da religião, da prostituição, do RH, da medicina, da Psicanálise, da política, da arte, do casamento, da separação, da paternidade, da... Nao sei atraves de que meu (minha) filho (a) vai encontrar sua forma de SER, espero que sendo ele mesmo e educarei pra que nao pague um preço muito alto esquecendo de SER para TER. E que se possível va alem, reinvente o calendário para que o mundo nao acabe e tenha um horizonte maior do que essa tela de iPhone que a cada dia as pessoas fazem maior esforco para Serem atraves das redes virtuais(para alguns Le-se sociais). E que o futuro o (a) pertença para que seja suficientemente responsável pelas escolhas que fizer quando decidir SER alguém.

    ResponderExcluir
  2. Lozinho,
    um texto sobre o nascimento. Achei que o netinho(a) merece.

    "O Parto, o nascimento é um dos momentos mais importante de nossa vida, talvez o mais importante. O Pré-Natal é a preparação para este momento.
    O parto não é um fenômeno apenas biológico, é um acontecimento social e cultural.
    O nascimento para a mãe, o pai ficará como uma lembrança eterna, a realização dos sonhos de suas vidas. Mas para a criança trata-se de um momento mais importante, é um acontecimento que se grava de uma maneira indelével na sua personalidade.
    O nascimento não é somente o nascimento de um filho, mas o nascimento de uma família, de uma mãe, de um pai, de uma avó, de um avô, de um irmão, de uma tia.
    A maneira como ela nasce, difícil ou não, com suavidade ou violência, determina em grande parte a pessoa que ela será e como ela perceberá o mundo que a cerca.
    Que ela tenha cinco, dez, quarenta ou setenta anos, uma parte de seu ser olhará o universo com olhar da criança recém-nascida que foi.
    É por isso que Freud chamava o prazer e a dor que acompanham o nascimento de “as emoções primordiais”. Ninguém escapa totalmente a elas.".
    Tem mais em um estudo de psicologia...
    http://migre.me/7QsgD

    ResponderExcluir
  3. Grande Julinho,
    Brigado cara. Pretinha vai lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Respostas ? não há temos. Vai uma homenagem aos futuros papais e vovós. Abraço

    http://www.youtube.com/watch?v=BWJfTFMzco4

    A letra é assim :
    TOM MAIOR - Mart'nália
    Está em você
    O que o amor gerou
    Ele vai nascer, e há de ser sem dor
    Ah! Eu hei de ver
    Você ninar e ele dormir
    Hei de vê-lo andar
    Falar, sorrir

    Ah! Eu hei de ver
    Você ninar e ele dormir
    Hei de vê-lo andar
    Falar, cantar, sorrir

    E então quando ele crescer
    Vai ter que ser homem de bem
    Vou ensina-lo a viver
    Onde ninguém é de ninguém
    Vai ter que amar a liberdade
    Só vai cantar em Tom Maior
    Vai ter a felicidade de
    Ver um Brasil melhor.

    ResponderExcluir