terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

POSTERIDADE


Ontem ganhei uma flor de presente.
Definitiva. Marcante.

De quem falarei à exaustão, a ponto de você que me procura não mais fazê-lo. Parecerá tão próximo, íntimo, particular, que seus pudores vencerão o seu interesse e você não virá mais ao dasletra. Se o fizer, prepare-se: não será dela, da filha de minha filha, que estarei falando, mas de tudo o que Liz simboliza.

É aquilo que diz respeito ao que é prioritário e vital. Diz respeito à sobrevivência no seu sentido mais transcendente – que não tem a ver com o indivíduo, mas com sua continuidade. Esta identidade possui, portanto, características místicas. Trata-se da imortalidade não da alma, mas a imortalidade da identidade. A permanência não daquilo que inexoravelmente se vai, mas de uma visão de mundo, da obra, de cada um. Nossa obra-prima é um neto!” (*)

No final de 2010, eu e Ela embarcávamos em Confins com destino a Punta Del Leste, Uruguai. Encontramos um casal amigo nosso que, também, viajava para Punta. Quando chegamos a Montevidéu eu os convidei para ir conosco de carro, que eu havia alugado.

Não me recordo de nenhum centímetro da estrada de Montevidéu a Punta. Eu fui dirigindo o carro, mas com a atenção hiper concentrada no papo que travávamos com Damião e Teresa. Adoráveis pessoas, riquíssimas, de humor apuradíssimo e cultura invejável.

No início da viagem Damião comentou que acabara de completar sessenta anos. E que, para comemorarem a data, resolveram gravar um CD em família. Teresa sacou de sua bolsa um exemplar. Maravilhooooso!!! Tudo: a idéia, a seleção das músicas, o clima da gravação. A interpretação surpreendente de todos: a da mãe de Teresa, de Teresa, das filhas e de amigos e, sobretudo, do próprio Damião.

Meu coração transbordou de desejo. Era imperioso copiar a experiência do amigo. Não conseguia pensar noutra coisa. Quando voltei comentei com minha turma. Houve uma euforia inicial, mas com o tempo a idéia perdeu força.

A idéia de também gravar um CD foi modificando, buscando alternativas, mas jamais arrefeceu o meu desejo de memorar-me. No início de maio do ano passado meu filho Vladimir me provocou:
- “Por que você não faz um blog, pai?”

Lancei o meu primeiro post propondo-me linguar. Na sequência, postei escritos já prontos que estavam guardados pelas gavetas de inúmeros armários de inúmeras moradas. Depois fui tomando gosto pela coisa e quando me dei conta estava inexoravelmente vitimado pela idéia de me colocar a nu.

Passei desde lá até hoje verdadeiramente ocupado não com o que escrevo, mas com que inscrevo. Sobretudo em mim mesmo. Movimentei por demais o meu barro, mexi com minhas entranhas, bulinei áreas íntimas. Vivi intensa, desavergonhada e deliberadamente os meus sessenta anos.

Não poderia ocorrer ápice maior do que minha filha comunicar sua gravidez. Especialmente a minha Pretinha. Perdi orientação dos meus textos, da minha temática, do meu propósito que se fazia, ganhei um sentido. Entrei pelo meu passado adentro, busquei minhas raízes, descobri a seiva que me perpassa e nutre, estive com minhas memórias fósseis.

Ontem ganhei também ingresso para Barcelona e Real Madri no dia 22 de abril, no Estádio Camp Nou, Barcelona. De quebra vamos fazer o percurso que meu avô trilhou: Valência, Alicante, Elche e Cartagena.

Hoje meu primo, que já fez esse percurso, me disse que vai ligar à noite para a casa do nosso primo, que mora em Elche e que tem o mesmo nome do meu avô, para tramarem a viagem.

Vou ao encontro de repertório para contar as melhores histórias para Liz.

Essa flor.

Até breve.

(*) Bonder, Nilton – Judaísmo para o século XXI: o rabino e o sociólogo/ Nilton Bonder, Bernardo Sorj, - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001 (in Sentados à mesa no século XXI, pag. 15)

9 comentários:

  1. Uma vez escutei que quando as coisas tem que ser, "tudo conspira a favor". Assim tem sido não é? Mas acredito ser tudo fruto de uma constante batalha para sempre conquistar o melhor para a familia. Esse carinho com a Preta da minha irma se renova hoje com a comemoração em grande estilo!!! Isso aí vovô!!!! Liz será uma netinha muito feliz com as historias do vovô. Mais uma vez, parabens, voce merece! bjos

    ResponderExcluir
  2. Lozinho,
    este é o primeiro marco de sua epopéia que foi despertada pela viagem ao Uruguai e que recebeu o empurrão na hora H do Vladimir.
    Liz certamente iluminará esta "viagem", que pode ser entendida como o passar do tempo/espaço ou também a externalização de suas loucuras.

    Apertem os cintos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Externalização das minhas loucuras? E eu que achei que era loucura as minhas externalizações...

      Excluir
  3. Lozinho

    Parabens e muitas felicidades pelas muitas datas que constituem sua historia , esta com certesa sera de uma grandesa impar .
    Tenho certesa que iremos dividir , no futuro proximo , lugares pitorescos como Zoologico , parque municipal , parque Mangueiras , parque Mangabeiras ,etc... , tomar sorvete , comprar pipoca , cachorro quente ...com a LIz e suas futuras amiguinhas e amiguinhos ..

    ResponderExcluir
  4. Hei Palavrador....
    Gostaria de deixar uma sugestão: RELEVÂNCIA.
    O que te faz pensar esta palavra caro palavrador?

    ResponderExcluir
  5. Opa. Quero sugerir também. ÍNDOLE.

    ResponderExcluir
  6. ...É meu irmão ...assim caminha a humanidade ...!!! que venha agora a nossa pequena Liz ..ah!! ela já nasce carregada de histórias ...!!!
    bjos lizete ( liz )

    ResponderExcluir