sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

SEIVA VII

Ele sempre soube que ele é o filho mais novo que eu gosto mais.
Nasceu o mais robusto de todos. O avô materno, que chegou a conhecê-lo pouco antes de falecer, colocava sempre a terminação ão no nome do garoto.
Dizem que ele puxou a família de meu pai, todos homenzarrões.
Dele eu assisti, ao vivo e a cores, o nascimento. Também era o terceiro, então eu já estava com o coração melhor aparelhado. O médico pedia a Ela que fizesse força (parto normal) e Ela franzia a testa. “Não é força com a cara não, sô.” Reclamava o grande Dr. Rossini.
Certa vez eu passeava com ele no colo e encontramos com pessoas que, admiradas com o garoto (filho de finalista em concurso de beleza com jovem de 23 anos, na época, super conservada):
- Que gracinha!
Ele apertava a mãozinha nos meus cabelos atrás da cabeça.
- Como você se chama?
Ele disse o seu nome.
- Onde você mora?
Ele disse o seu nome.
- Cadê a mamãe?
Ele disse o seu nome.
- Você só sabe falar o seu nome?
Ele disse, novamente, o seu nome.
Morávamos em Vitória e recebemos a visita de um casal de amigos. Estávamos todos reunidos e meu amigo começou a brincar com ele. Em certo momento ele, meio de saco cheio do cara, saiu com:
- Não vem não que não tem cueca prá vestir.
Garanto que até hoje nem ele sabe de onde tirou essa.
Perto dos oito ou nove anos ele nadava no Mackenzie e fomos vê-lo competir. A prova era de revezamento, ele foi o terceiro a pular na piscina. Fora, a torcida gritava:
- Vamos!!! Vamos!!! Mais rápido...
Ele fazia o seu nado.
Desde muito cedo a sua escolha e preferência foi o preparo de alimentos. Ele subia em um tamborete e, ao lado da mãe ou de Rosana (nossa ajudante em casa quando os meninos ainda eram crianças) descascava, picava e organizava. Ela comenta que mesmo com faca cega ele picava com esmero.
Meu filho mais novo sempre fez as coisas à sua maneira e dentro de seu tempo. Acho que por isto, talvez, ele tenha tanto gosto e vocação para o cozinhar.
A mim, inclusive, agora.
Ansioso, pelo que me prepara, aguardo.

Até breve.

Um comentário:

  1. Este sempre foi mesmo grandão. Lembro da bisavó dando banho o seu banho. Também observava nele uma sensibilidade diferente que pode ser atribuida a um bom gourmet. Abraço

    ResponderExcluir