quinta-feira, 4 de setembro de 2014

INCLINADO



Eu mesmo não vou votar no primeiro turno.

No dia 05 de outubro a previsão é de que eu esteja em Bangkok, Tailândia. Durante o dia estarei no Mosteiro Real: o templo do mais antigo e maior BUDA reclinado do país, folheado a ouro reluzente. Os pés são incrustrados de madrepérola.

Na sequência visitarei o templo do Buda de Ouro, cuja imagem pesa cinco toneladas de ouro maciço.

Prosseguindo, conhecerei o monumental complexo do Palácio Real, antiga residência da monarquia, e uma grande vitrine da arte e da arquitetura tailandesa.

Em seguida, visitarei o Buda de Esmeralda, que na verdade é de jade, o mais venerado símbolo budista da Tailândia.

Lembro os doze princípios que sustentam o budismo:
1.      A auto-salvação é uma tarefa urgente para qualquer homem. Se um homem jaz ferido por uma flecha envenenada, ele não atrasará a sua extração para pedir detalhes a respeito de quem a atirou ou do comprimento e fabricação da flecha.
2.     primeiro fato da existência é a lei da mudança ou impermanência. Tudo o que existe, de uma mancha a uma montanha, de um pensamento a um império, passa pelo mesmo ciclo de existência: nascimento, crescimento, decadência e morte.
3.    Ninguém é nunca o dono da vida que flui em si, assim como a lâmpada elétrica não é dona da corrente que a faz brilhar.
4.      O homem é o único criador de suas circunstancias. Sua reação a elas, cria sua condição futura e seu destino final.
5.      A vida é una e indivisível, ainda que suas formas que sempre mudam sejam inumeráveis e perecíveis. Na realidade não há morte, embora todas as formas devam morrer.
6.      Sendo a vida Una, os interesses da parte serão os interesses do todo.
7.      Cessar de fazer o mal, aprender a fazer o bem, purificar sua própria mente.
8.   Todos os homens e todas as outras formas de vida contem a potencialidade da Iluminação e o processo consiste, portanto, em tornar-se naquilo que você é.
9.      O Caminho deve ser trilhado pelo homem inteiro e não apenas pelo que há de melhor nele. Coração e mente devem ser igualmente desenvolvidos.
10.  A vida interior é tão importante quanto o corre-corre cotidiano e períodos de quietude para a atividade interior são essenciais para uma vida equilibrada.
11.  Nenhum homem tem o direito de interferir na jornada de seu vizinho para a Meta.
12.  O homem sozinho é o único criador de sua vida presente e determinador de seu destino.

Eu tenho dedicado boa parte de minha atenção às eleições. É de se perguntar: Cacilda, e essas cinco toneladas de ouro que eternizam o Buda que viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a.C.?

Deve ser horrível ter que se responder. Vou esperar o dia 05 de outubro para ver se me Ilumino perante esmeraldas.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário