terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PUTASAÇÕES



Das previsões horoscópicas para hoje:

“Resista, o que hoje parece ser muito duro e difícil logo mais se converterá em parte de sua vida cotidiana, uma tarefa feita tão automaticamente e sem esforço quanto quaisquer outras. Resista, a dureza passa logo”.

Quem aí assistiu ontem ao programa Roda Viva na TV Cultura? Algum de vocês, não? Pois bem eu assisti, pelo menos tenho quase certeza que sim. Minha dúvida é porque depois do que foi dito ontem pelo entrevistado no programa era de se esperar que o dia não nascesse tão claro.

Romeu Tuma Junior não só reafirmou suas denúncias (colocadas por ele como peça de defesa) como as ampliou, com detalhes, feitas em seu livro: Assassinato de reputações – Um crime de Estado.

Na livraria da Folha de São Paulo você encontrará a seguinte sinopse do livro:

“Romeu Tuma Junior, ex-secretário nacional de Justiça, empreende aqui uma verdadeira devassa nos métodos postos em prática durante o governo Lula.

Com longa experiência em investigação no Brasil e no exterior, e tendo ocupado todos os cargos importantes na Polícia Federal, o autor foi colaborador próximo do pai, Romeu Tuma - respeitado diretor do Dops e senador da República.

Neste depoimento a Claudio Tognolli, ele conta o que viu e o que ouviu do pai sobre o convívio com o então sindicalista Lula, preso "especial" no Dops; explica o assassinato do prefeito Celso Daniel, de cuja investigação participou; analisa em profundidade como funcionaram, na última década, órgãos de segurança institucional como a Polícia Federal e a Abin; mostra as provas do grampo telefônico no STF; revela como são tratados os desafetos políticos e os empresários incômodos ao governo, e qual o objetivo real de operações midiáticas como a Trovão, a Chacal e a Satiagraha, entre muitos outros temas polêmicos.

Num relato desassombrado e contundente, Tuma Jr. também desconstrói a campanha de que foi vítima ao se recusar a pôr em prática os métodos nada republicanos de alguns figurões do governo Lula. Os retratos que pinta dos poderosos de plantão são devastadores, e impressionam pelo realismo e pela minúcia de detalhes. Além do precioso arquivo do pai, que conhece profundamente, Romeu Tuma Junior é um metódico arquivista de tudo que viveu e experienciou. Essa singularidade do seu temperamento faz de Assassinato de reputações - Um crime de Estado livro fundamental para se entender, por dentro, a engrenagem do poder no Brasil dos nossos dias”.

O livro já vendeu sessenta mil exemplares, suponho que o programa de ontem deva ter assistido por outras pessoas além de mim, então a vida seguir seu curso como se nada disto estivesse acontecendo, me deixa preocupadíssimo com minha saúde mental.

Afinal, este cara existe, falou e escreveu o que falou e escreveu e mais, ou será que eu estou delirando ainda (?), disse que o segundo volume do livro será publicado logo.
Será que eu estou senil? Os astros têm razão? Essa realidade tão dura da minha demência tenderá a ser natural? Cotidiana?


Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário