segunda-feira, 23 de setembro de 2013

GITA



“Mas se eu quero e você quer
Tomar banho de chapéu
Ou discutir Carlos Gardel
Ou esperar Papai Noel
Então vá!
Faz o que tu queres
Pois é tudo
Da Lei! Da Lei”!

Bruce Springsteen, na noite de sábado no Rock in Rio, arrebatou a galera de milhares de alucinados que fizeram uma coreografia ímpar, ao cantar em português a canção de Raul Seixas: Sociedade Alternativa.

O que consta é que um pequeno grupo começou a embalar alguns movimentos coordenados e, quando perceberam, a multidão estava toda repetindo. Um dos jovens, que estava no pequeno grupo mobilizador, foi entrevistado depois e disse:

- “Não importa se é cultura, não importa se é manifestação, não importa se é rock... O que importa é que o Brasil precisa ir junto prá frente”.

Em crônica no Estadão, de algumas semanas atrás, Roberto Da Mata escreveu:

...“ninguém entra nesse teatro de horrores escolhendo livremente todos os seus papéis. Do mesmo modo, é impossível gozar da liberdade absoluta a qual, como advertia a antropóloga Margaret Mead, torna inviável um mundo sem rotinas. De fato, um sistema no qual todas as decisões seriam tomadas em assembleias e manifestações, seria imobilizado pelas próprias regras. Uma consciência absoluta leva à paralisia”.

Ontem à noite no Metrópolis da TV Cultura de São Paulo, uma das apresentadoras do Programa, Marina Peterson, sugeriu aos telespectadores que assistissem “Noah” um curta canadense de dezessete minutos.

O filme, que está disponível no YouTube, se passa em uma tela de computador onde um jovem “conversa” com sua namorada e percorre todos os acessos possíveis na infovia até que “descobre” uma possível traição da menina e resolve terminar o namoro. Tudo via web.

Para Cecília Meireles, Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.

Vejam vocês a previsão dos astros para o meu dia de hoje:

HORÓSCOPO I

“Você tem um blog, um site, escreveu um livro? Que tal se arriscar na poesia? A vida não é só consumir conhecimento, chegou sua vez de traduzir seu sentimento do mundo”. 


HORÓSCOPO II

“O silêncio será sua melhor companhia no dia de hoje, o conselheiro que desempenhará o milagre da invisibilidade quando a coisa apertar. O silêncio é a virtude de quem é capaz de manter a cabeça no lugar”.

Assim fica difícil seguir a qualquer coreografia. Nem os astros se entendem.

Por sua vez, Noninha hoje pela manhã, visitou uma banca de revistas:

           
            “O sol nas bancas de revistas
          Me enche de alegria e preguiça”



Até breve.


Nota: Lembro ao leitor que GITA é uma outra composição de Raul Seixas e a citação para Noninha é ALEGRIA, ALEGRIA de Caetano Veloso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário