quarta-feira, 4 de setembro de 2013

DUBIAR



Li que amanhã acaba o processo do Mensalão e que devem ser expedidos os mandados de prisão para os apenados. Tem até condenado preparando-se para lavar roupa e cozinhar na prisão.

Li também que a Câmara dos Deputados votou por unanimidade a queda do voto secreto, o fim do voto ninja, aquele que o cidadão nomeado representante venda nossos olhos e tapa nossos ouvidos ao seu posicionamento.

Agora para o voto ser aberto em todas as esferas do Legislativo (federal, estadual e municipal) e explicitar a nossa vontade, ou não, tem que ser ainda votado no Senado em dois turnos.

Li também que os encapuzados nas manifestações de rua têm que se identificar, caso contrário serão levados à delegacia. Na Câmara pode?

Democracia é um exercício de paciência e extremamente dispendiosa. Quanto gastamos com essa parafernália toda de papeis, infraestrutura, passagens aéreas, consultores jurídicos, isso, aquilo e mais aquiloutro?

Toneladas de papeis que deverão ser guardados em espaços de custo por metro quadrado nas extratosferas (assim mesmo, com X).

Lembrei-me de um trecho de Guimarães Rosa, em Sagarana:

"Major Anacleto relia - pela vigésima terceira vez - um telegrama do Compadre Vieira, Prefeito do município, com transcrições de um outro telegrama, do secretário do Interior, por sua vez inspirado nas anotações que o presidente do Estado fizera num anteprimeiro telegrama, de um ministro conterrâneo. E a coisa viera vindo, do estilo dragocrático-mandológico-coactivo ao cabalístico-estatístico, daí para o messiânico-palimpséstico-parafrástico, depois para o cozinhativo-compradesco-recordante, e assim, de caçarola a tigela, de funil a gargalo, o fino fluido inicial se fizera caldo gordo, mui substancial e eficaz; tudo isso entre parênteses, para mostrar uma das razões por que a política é ar de fácil se respirar -, mas para os de casa, os de fora nele abafam, e desistem".

Li, como de praxe, o meu horóscopo:

“Demonstrar interesse pelas pessoas é valioso, mas contraria a lendária contenção dos piscianos. Pense assim, é necessário que pareça que você aprecia as pessoas próximas, não é suficiente apreciá-las em silêncio”.

A primeira parte deste post é um espanta leitor, que não procura em mim nenhum esclarecimento do que se passa. Sempre sou acessado mais quanto escrevo sobre pessoas. Só que eu não me emendo.

Se eu prestasse mais atenção aos astros eu já teria gasto espaço virtual e paciência do leitor com meu afeto por algumas pessoas próximas. Quais? Eu prefiro me conter. Se bem que não.

- Adoro você, Noninha!




Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário