domingo, 5 de junho de 2011

DOMÍNIO

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O texto deste post está vinculado a uma sequência diária que se iniciou no dia 31.05.2011. Para sua melhor compreensão convém ler do primeiro texto em diante. Obrigado.

A frase para hoje é: “TODA ORGANIZAÇÃO HUMANA QUE FUNCIONA COM BASE NO MEDO NÃO CONSEGUE GERAR QUALIDADE E EXCELÊNCIA.”
Esta frase invariavelmente leva aos participantes ao maior número de adesões à posição de CONCORDO TOTALMENTE, embora não foram poucos os ferrenhos defensores da tese de que o medo é fundamental para que algumas pessoas ajam.
‘Veja no exército, por exemplo, vivem sob o domínio do medo... ’
‘Aqui mesmo na nossa empresa... Todos nós concordamos que muitos dos nossos chefes são verdadeiros carrascos... É ou num é?’
‘Tem pessoas que só na base da intimação, do grito, da coação... Senão não andam... ’
‘Um pouquinho de terror não faz mal a ninguém. ’
É importante lembrar que a dinâmica se dá em duas rodadas. Uma com quatro cartazes e argumentos livres. Outra sem CONCORDO EM PARTE e DISCORDO EM PARTE, sem o uso de exemplos e toda a fala na primeira pessoa do singular.
Quando da segunda rodada, em que o participante deve usar a primeira pessoa do singular, alguns têm sérias dificuldades em concluir e admitir.
Para essa frase proponho a pergunta: ‘Para obter o que quero estou disposto a coagir o outro?’
Para amanhã apresento a última frase: “A DECISÃO MAIS DESTRUTIVA QUE UM INDIVÍDUO PODE FAZER É ABRIR MÃO DE SUA AUTORIDADE DE TOMAR DECISÕES AUTONOMAMENTE.”
Até amanhã.

2 comentários:

  1. Concordo totalmente, escolher parar de escolher dificilmante será construtivo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente: A qualidade e gestão empresarial está diretamente ligada a capacidade de conduzir o trabalho de forma participativa e integrada e não imposta com o medo e com "chantagem".

    ResponderExcluir