domingo, 5 de junho de 2011

CONFIABILIDADE

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O texto deste post está vinculado a uma sequência diária que se iniciou no dia 31.05.2011. Para sua melhor compreensão convém ler do primeiro texto em diante. Obrigado.

A frase para hoje é: “TODO EMPREGADO DEVE APOIAR A POSIÇÃO OFICIAL ADOTADA PELA EMPRESA.”
Pau geral nessa frase. Ouvi dos participantes, as manifestações mais elaboradas para justificarem os seus posicionamentos. Eu deveria ter registrado as falas, algumas riquíssimas. Hoje eu estaria em melhores condições de abordar esse próprio texto. Como foram reveladas todas as mazelas, intrigas, decisões absurdas, crimes empresariais, incompetências, maledicências e toda sorte de intimidades organizacionais que colocavam alguns dos participantes intensamente constrangidos quando vinham à tona.
Dos que discordaram da frase, ouvi:
‘Eu acho que todo mundo deve ter o direito de discordar das decisões... ’
‘Como a empresa vai evoluir se não ocorrer discordâncias... ’
Dos que concordaram com a frase, ouvi:
‘Se você está aqui é porque concorda com tudo que se faz... ’
‘Se ele continua empregado ele deve respeitar e acatar a decisão e agir conforme o que está estabelecido. ’
É importante lembrar que a dinâmica se dá em duas rodadas. Uma com quatro cartazes e argumentos livres. Outra sem CONCORDO EM PARTE e DISCORDO EM PARTE, sem o uso de exemplos e toda a fala na primeira pessoa do singular.
Concluído o processo, convido o grupo à reflexão propondo a pergunta: eu sou uma pessoa confiável? Tomada uma decisão de ofício podem confiar que eu darei apoio incondicional?
Para o post de amanhã a frase será: “TODA ORGANIZAÇÃO HUMANA QUE FUNCIONA COM BASE NO MEDO NÃO CONSEGUE GERAR QUALIDADE E EXCELÊNCIA.”
Até amanhã.

Um comentário:

  1. Concordo totalmente, o medo sucumbe o erro,que consequentemente sucumbe a inovação.

    ResponderExcluir