quinta-feira, 17 de março de 2016

POSSE



Concordo com a tese de que quem tem certeza é porque está mal informado. Prefiro à dúvida ativa, isto é, aquela que está permanentemente à busca da melhor verdade, entendida como aquela que nos conforta e que fica mais próxima de nossa própria índole.

Tenho acompanhado em diferentes fontes os últimos acontecimentos. Conversado com algumas pessoas de diferentes tendências. Trocado mensagens e posts na rede social.

Ouvido gravações.

No mar de dúvidas, pinço algumas poucas, talvez de agora quando escrevo este post. Ao concluí-lo é de todo provável que inúmeras outras contribuam para aumentar ainda mais a minha turbulência.

É comovente ouvir alguns trechos das gravações ou ler alguns momentos do depoimento do último dia 04 à Polícia Federal. Lula, sim, estaria sendo vítima de uma perseguição implacável, título do filme exibido pela Globo na noite da segunda-feira passada. Ele só não sabia de nada do que se passava ao seu redor quando presidente, assim como depois no Instituto Lula e em sua empresa de palestras. Nem do que acontece em casa, já que Dona Marisa e seus filhos que cuidam de tudo que envolva dinheiro, propriedades e “tranqueiras”. O depoimento do dia 04 comove por isto. Lula estaria tão focado nos seus compromissos com o povo e com a sua causa que jamais se ocupou com estas pequenas demandas do senso comum. Lula não sabe quanto ganhou em palestras, quanto o Instituto arrecadou de contribuições e muito menos de quem. Não sabe nada de recursos de campanha, nem quanto empreiteiras ganharam com suas inúmeras visitas para abrir portas no mercado internacional. Lula não sabe quando e nem quantas palestras fez pelo mundo afora. Só sabe que fez muitas para despertar a vontade de crescer de seus ouvintes. Não sabe exatamente quem são os sócios de seus filhos, o que fazem suas empresas. Lula não se importa com nada do mundano. O que importa a ele é dar uma vida melhor para os mais necessitados. Agora, diante da violência a que está submetido ele se desperta da utopia e se vê acuado sem entender por que.

Lula é Lula por isto.

Ouvir nas gravações como Dilma, Jacques Wagner e o seu amigo advogado o trata nos dá conta de que estão conversando com um mito. Ele trata a todos de querido e Dilma o trata de senhor.

Lula seria mesmo um líder acima das ambições mundanas que, por isto teria cativado a tantos e também por isto teria sido usado e abusado por pessoas que sordidamente o apunhalaram em diferentes e inconfessáveis tramas?

A História e a ficção estão repletas de dramas como este.

Em linha com a dúvida anterior grande parte da mídia, de algumas correntes da elite, da intelectualidade e de segmentos menos preparados da sociedade estariam por diferentes meios e modos buscando derrubar esta liderança na medida em que a eles não interessa a distribuição de riqueza para os menos favorecidos, para os excluídos, causa-mor pela qual luta aquela liderança.

Existem sim inúmeras razões, fatos e dados que possam corroborar com essa possibilidade. Tendo lido e ouvido boa parte do material a disposição que envolve o tema, quando leio reportagens nos principais jornais virtuais do país ou assisto à TV as matérias contemplam cortes de edição os quais, fora do contexto em que afirmações foram feitas, podem sim dar a versão orientada à intenção de criar uma realidade que não condiz com a verdade dos fatos. Ontem, por exemplo, o repórter da Globo News pergunta ao ex-presidente do STF, Carlos Veloso, como ele interpretava a gravação de Dilma com Lula a respeito do Termo de Posse, quando o jurista começa a responder diz que não pode falar como jurista, mas como cidadão há um corte de áudio. O repórter pede desculpa ao telespectador e segue. Tudo bem que às vezes acontecem problemas técnicos no padrão globo de qualidade, mas não seria educado pedir desculpa ao iminente e ilustríssimo juiz? Fiquei com a sensação, dúvida, se como o entrevistado estava indo numa linha que não interessava a intenção, corte.

Outro exemplo: falando como cidadão e não perito em escutas telefônicas, a mim me parece que há, na gravação da conversa de Dilma com Lula a respeito do Termo de Posse, vozes de pessoas anteriores à ligação da presidente para o ministro. Teria então o grampo sido implantado no palácio e não no aparelho celular de lula (que na verdade é de um “laranja”)? O grampo então é de ambiente e não de aparelho celular?

O Termo de Posse foi assinado somente por Lula e foi assim porque a presidente assinaria quando no Ato de Posse do Ministro. Na impossibilidade de comparecimento de Lula no Ato previsto para hoje (Dona Marisa estaria doente demando cuidados do marido em SBC) Dilma teria pedido para que ele assinasse o documento. É aceitável?

Por toda a liderança que tem e a extraordinária capacidade de reunir contrários desde os tempos de portas de fábricas, pela sua projeção internacional, pela sua ímpar astúcia como estadista e, sobretudo, pela sua simpatia que o torna divino aos apaixonados e ferrenhos seguidores, Lula é sim uma temeridade aos “poderosos da elite branca” e, portanto, deve ser combatida?

Os governos do PT destruíram moral, cívica, econômica e politicamente o país. Esfacelaram a economia, saquearam estatais, aparelharam o Estado com uma teia cancerígena em sórdidas negociatas. Cooptaram o empresariado, a classe política, promotores, magistrados, advogados em uma estrutura com fins exclusivos de manter-se no poder a partir de uma engenhosa e intricada malha criminosa.

Renúncia fiscal de bilhões de reais, ilusão consumista pela expansão do crédito popular de acesso fácil e de longa duração, pedaladas para fechar contas contrariando disposições legais óbvias até aos leigos, propaganda enganosa de largo espectro, falsas promessas, compromissos essenciais para a perspectiva econômica do país fraldados e/ou não assumidos.

Concluo este post após assistir a posse do presidente Lula diante de seus correligionários. Dilma expôs o documento Termo de Posse, última peça-bomba do momento, com apenas a assinatura de Lula. É o mesmo que foi levado pelo “Bessias” ontem, ou será outro construído depois de todo o imbróglio?

Eu acho que não tenho dúvida: O PT reassumiu o poder. Por quanto tempo? Eu tenho dúvidas.


Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário