quarta-feira, 23 de março de 2016

CARÁTER



Sexta-feira passada participei de um Seminário com empresários interessados em implementar processos atualizados ou mesmo iniciar a exportação de seus produtos. 

Esteve conosco um grande especialista do Direito Internacional além de ser intermediário na análise, prospecção de oportunidades e negociação com fundos de investimentos sediados na América do Norte, na Europa e na Ásia.

O iminente jurista encantou a todos com sua senioridade no assunto e a divulgação de duas boas novas aos empresários: a primeira, que ele tem o mandado de US$30 bilhões de fundos interessados em investir no Brasil e, segunda, o resultado das análises feitas por especialistas daqueles fundos sobre o país e seus riscos.

O que aponta o relatório que acabou de sair do forno?

  1. A potencialidade do Brasil compensa todo tipo de transtornos.
  2. A hipótese de convulsões sociais com paralisações das atividades econômicas está descartada.
  3. Em que pese sistema tributário caótico, burocracia sufocante e, ainda, com corrupção onipresente, o conjunto de leis é suportável.
  4. A hipótese de o território ser conflagrado por ataques terroristas está descartada.
  5. Recepção de investimentos estrangeiros quase nunca é hostil e quase sempre amistosa.

Surpresos? Pois é, mas há um senão importante que faz com que os investidores se retraiam. O caso Petrobras. Os investidores que compraram ações da ex-maior empresa brasileira se sentiram traídos. Traídos não pela corrupção, mas pelo fato de não terem sido informados da sua existência.

A ex-presidente Graças Foster e o ex-presidente Sérgio Gabrielli estiveram depondo recentemente na Justiça Americana a respeito. Ambos disseram que não sabiam de nada do que estava acontecendo.

Em que pese graves desafios à administração de qualquer organização que disponha ao risco de investir, mesmo em um contexto de aguda turbulência, como a que estamos experimentando agora, o que afugenta as oportunidades de desenvolvimento do país através de investimentos internacionais foi colocado de forma singela pelo brilhante conferencista do seminário.

“Os desacertos em qualquer campo da relação humana são minimizados quando informados de pronto”.



Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário