sábado, 15 de março de 2014

ESCORAS



Comenta-se que não fosse Pilar, Saramago jamais teria ido à Oslo buscar o seu Prêmio. Sim, porque é em Oslo e não em Estocolmo que é entregue o Nobel de literatura.

Estou em Nova Venécia-ES onde fiz uma palestra e recebi à zero hora e quinze minutos a seguinte mensagem em WhatsApp:

“Só para lhe colocar a par: um Norueguês, Nobel, foi quem instituiu o Prêmio, mas todos os agraciados recebem a honra em Estocolmo, Suécia. O único entregue em Oslo é o de Literatura em homenagem ao fundador e mantenedor dos Prêmios, nascido na capital da Noruega. Não é para eu ficar cada dia mais alerta?

O colaborador da revista Playboy dos EUA Stephen Rebello fez a seguinte pergunta a seu entrevistado, Samuel L. Jackson, que está na refilmagem do clássico Oldboy: “No ano passado, para traçar um perfil seu no The New York Times, o jornalista perguntou à sua esposa qual o segredo de um relacionamento de 40 anos. Ela respondeu: ´Amnésia`. Isso gerou discussões domésticas interessantes?”

Jackson responde:

“Ah, até hoje minha mulher se arrepende de ter dito aquilo. Estamos juntos há quarenta anos. Sei o que ela quer dizer quando fala as coisas. Ela quis dizer que para conseguir ficar junto, você precisa esquecer certas merdas que acontecem no percurso. Precisa agir como se aquelas coisas não tivessem acontecido. Todo mundo tem desculpas por não estar mais junto. É bem mais fácil deixar alguém do que ficar e lidar com o que aparece pela frente.”

Por que será que depois de 40 anos de relacionamento (dia 04 de abril eu completo 45 anos) a gente passa a chamar a parceira de ELA?

A minha Ela pergunta se não é para ficar cada dia mais alerta. De novo encontro na entrevista de Jackson, uma resposta. Perguntado por Rebello se Jackson já tuitou sobre Alzheimer, o astro norte-americano respondeu: “Na maioria das vezes, só escrevo futilidades no Twitter, quase sempre criticando algum evento esportivo. Mas meu avô teve Alzheimer, minhas avós materna e paterna também, minha mãe morreu com isto e a irmã dela também tem a doença. Pelo fato de o Alzheimer estar tão perto de mim desse jeito, fico mais ou menos esperando o dia em que vou entrar num quarto sem saber por que estou ali.”

Pretinha, por sua vez, também por WhatsApp considerou “pesado” o uso de cu em DINAMITE. Coisa de velho quase inimputável e descentravado, minha filha.

Lizete, por sua vez, já enviou via comentário o seu post preferido.

Fá whatsappou que já começou a pensar nos posts preferidos.

Vlad reclamou que a minha desmunhecada de libélula começou a onerá-lo.

É por estas e por outras que eu não tenho a menor dúvida de que a libélula se instalará em Oslo.

E olha que por volta das 23 horas de ontem via Face Time a minha Ela havia me dito que acabara de descobrir que não é uma boa parceira. Claro que não.

Ela é meu pilar.




ATÉ BREVE.

2 comentários:

  1. Hoje iniciei a agradável tarefa de selecionar os cem melhores posts , na minha opinião.
    A principio estranhei a ousadia do autor em nos permitir participar da escolha dos cem melhores , pois achava que a seleção se faria pelo olhar do autor da própria cria .
    O fato dos posts estarem separados por assuntos , faz com a releitura dos mesmos se faça muito mais agradável , pois segue-se uma sequencia de raciocínio e fatos.
    Hoje durante minha caminhada na esteira , 1 hora e 15 minutos , reli todos os posts da recente viagem , dele e dela , e também alguns de ficção e família .
    Ao autor muito obrigado pela agradável tarefa,

    ResponderExcluir
  2. Gil, larga de ser mentiroso. Que agradável tarefa que nada, rapaz. Tem gente que não enviará nem a relação, ou mais, não vai mais acessar o blog para não correr o risco de ganhar o livro.

    ResponderExcluir