sexta-feira, 5 de julho de 2013

FJORDES



Previsão astrológica para o dia de hoje:

“De pouco em pouco se trilha um caminho muito longo e intrincado. Tempo não é um problema nem uma limitação, é a matéria prima com que você tece seu destino. Por isso, melhor não ceder ao apelo de nenhuma preocupação”.

Héctor Abad em seu livro A ausência que seremos(*), que eu arrematei no brechó da RIJ por R$5,00 escreveu: “A memória é um espelho opaco e estilhaçado, ou melhor, é feita de conchas intemporais  de lembranças espalhadas numa praia de esquecimento”.

Lembrei-me, também, de inscrição marqueteira na camiseta que Collor usou certa vez em suas corridas matinais quando ainda era Presidente da República: “O tempo é o senhor da razão”.

É que a Escandinávia, Finlândia e Rússia me assustam. Esta próxima viagem. Copenhague, Helsingue, Oslo, Lofthus, Bergen, Voss, Naeroyfjord, Loen, Oslo, Estocolmo, São Petersburgo, Moscou, passando também por Londres.

Programa para o oitavo dia de viagem: “Saindo em direção à cidade de Voss, cruzaremos regiões em que os lagos refletem a paisagem ao redor, formando cenários de sonho. Passaremos pelo Stalheim Canyon, até atingirmos Gudvangen, onde embarcaremos num maravilhoso cruzeiro pelo Naeroyfjord até a cidade de Flam. Após esse belo passeio, seguiremos viagem em direção ao espetacular mirante suspenso, para contemplarmos toda a magnitude cênica dos fjordes. Logo após, passaremos por uma das maiores obras de engenharia da Escandinávia, o túnel de Laerdal, o maior túnel rodoviário do mundo que liga as cidades de Aurland a Laerdal. Continuaremos, então, nossa viagem encantada até a cidade de Loen, situada às margens do Nordfjord”.

Ou para o décimo terceiro: “Pela manhã city tour em Estocolmo, Gamla Stam, a cidade antiga. Suas ruazinhas entrelaçadas, a interessante arquitetura e a grande variedade de restaurantes, lojas e galerias de arte fazem dela um lugar pitoresco e muito atraente. Veremos também o interior da Prefeitura incluindo o salão coberto por mosaicos de ouro onde acontece o baile de entrega do Prêmio Nobel. ... Visitaremos o famoso galeão de guerra VASA, totalmente restaurado depois de naufragar em sua viagem inaugural e permanecer submerso por 333 anos: uma experiência espetacular e única no mundo!”

Pois é.

Eu acho que tinha uns sete ou oito anos de idade. Passei a semana inteira ansioso pela viagem que faríamos no domingo à Venda Nova, cidade que hoje é bairro de Belo Horizonte. Fomos em uma Rural Willys, 1950, vermelha e branca. Meu pai gostava tanto dela que numa noite foi ao cinema no centro da cidade e a esqueceu estacionada debaixo das árvores da Avenida Afonso Pena. Ele estava na cama quando minha mãe disse: “Pepe eu não ouvi você entrar na garagem com o carro”.

Enfim, aquela foi uma viagem extraordinária, embora eu tenha ido entre irmãos, que tiveram preferência às janelas.

Ah, o tempo!



Até breve.

(*) Abad, Hector - A Ausência que seremos, São Paulo, Companhia das Letras, 2011

2 comentários:

  1. Boa viagem .

    Estaremos aqui aocompanhando a NONINHA e não se preocupe pois o ZEROUM , ja carregou a cartucheira .

    Tragam muitas e fotos e histórias para podermos nos divertir no retorno de voces .

    ResponderExcluir
  2. Boa Viagem .

    Vão e aproveitem o máximo e não se preoculpe .
    O Pacto esta mantido.

    ResponderExcluir