quarta-feira, 22 de agosto de 2012

REGA



Ainda sobre o texto de ontem.

Vocês podem não concordar, mas de todos os posts GRÃO foi aquele que mais se aproximou do propósito do blog, se é que o dasletra tem algum propósito, claro.

E eu não deveria, mas vou dizer por quê.

Ontem eu havia acabado de concluir a ata de uma reunião da qual participei na segunda-feira e iniciei o procedimento para desligar o meu laptop. Suspendi o processo e retornei à tela.

Todos, praticamente todos os posts foram escritos à mão e depois digitados.

Grão, não.

Escrevi a primeira frase num repente: como escrever algo útil? Alguns breves minutos depois eu estava digitando a última frase do texto: Até breve. Assim de um fôlego, como se o post já estivesse pronto e eu apenas o transcrevi. Sem rascunho ou correções. Nenhum ajuste. De sola.

Precisava de título e veio Grão.

Depois que o havia postado li uma única vez e, como sempre faço, saí do programa do blogger, olhei e.mails, fiz minha contabilidade diária e desliguei a máquina. Só hoje comecei a me dar conta do que eu possa ter escrito.

Grão.

Será que todo mundo que atinge a minha idade passa por isto? Ou será já subproduto da chegada de minha netinha? De que semente eu falo? E com que tamanha pretensão a ponto de fazer parar e pensar o Homem.

Será que esse desejo de marcar passagem é próprio dos que envelhecem, aqueles que se olham no espelho e já não está ali o jovem que sempre teria sido? Será que é a chama, e que chama, que catapulta para novos anos?

Ou será medo do inevitável: o tempo? Implacável.

Quando refletia hoje ao longo de todo o dia sobre GRÃO cobrei-me por anos passados, por ter me abdicado da tarefa que sempre pulsou meu coração, esta pela qual transito agora. Não que me arrependa, não fará sentido.

É que sempre habitou em mim, para além do operário que funcionalizou a vida, um senso de tarefa a realizar que me ultrapassa, me governa e não me deixa desde os meus primeiros anos da adolescência.

Tenho compartilhado com alguém muito próximo de mim que, com muito carinho e cuidado me ouve e faz eco, me ajuda a arquitetar o blog, dá asas a tarefa, acredita. Trocamos breves impressões sobre os textos, temo aprofundar-me e torná-lo cúmplice.

Quem sabe não será ele, grão? Pelo menos, um deles.


Até breve.

4 comentários:

  1. O bacana é que grão, precisa ser plantado e cuidado para que ele cresça forte e dê frutos. Assim foi o Blog e tem sido o cuidado com todos ao seu redor.É a renovação a cada etapa, a cada grão que plantaremos e cultivaremos. Ah, e todo cuidado, exige desafios... e cada grão virá diferente, será mais um aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô aqui doidinho prá chegar o seu grãozinho. Mas eu não vou lá na sua casa todo dia não, né?

      Excluir
  2. Esta sua cobrança, seus questionamentos, são reflexos de sua "nova" consciência e reavaliação de valores? Onde você quer chegar, ou isso é irrelevante, o que importa é mesmo o caminho?

    ResponderExcluir
  3. Penso que não há uma nova consciência, mas sim uma conduta a partir de convicções que foram se consolidando ao longo dos anos. Você tem razão, assim como Guimarães Rosa: o que importa não é o início ou o final, mas a travessia.Brigado pelo comentário.

    ResponderExcluir