domingo, 30 de outubro de 2016

QUATTRO



Este postita vem à tela esclarecer que: abre-se um novo ciclo, sem prejuízo dos anteriores. Claro que isto continua sendo matéria para o seu próprio umbigo e, alguns poucos, que perambulam por estas letras.

Balançando (no sentido de “apropriando” e deixando dúbia a ideia também de fragilidade) houve de se fazer uma ciclagem histórica de percurso. Óbvio trato aqui de mim mesmo, lilás como se isto fosse novidade.

A coisa começa cedo, mas diria que um primeiro ciclo cobre a fase de formação empresarial que fecha aos quarenta. Montadora de automóveis (multinacional), siderurgia (grupo nacional), alimentos (empresa familiar); mineração (grupo nacional) e financeiro (banco estadual). Graduação, especialização, mestrado e doutorado no machado.

Na sequência, dez anos como professor de Dom Cabral, Ibmec e FGV em programas de MBAs, especialização e “in companhy”. Além de palestras, workshops, seminários e congressos Brasil a fora. Vitimei neste período umas zil empresas e seus pobres incautos milheiros de executivos. Acho até que mais.

Dos cinquenta aos sessenta larguei o giz, o pincel atômico, a garganta e fui para vida real: intervenção consultiva via minha própria empresa de eu-sozinho. A VBA, nome da coisa, faturou contra perto de duzentas empresas. Transitei em todo tipo de desafio em diferentes setores da economia e portes de empresas. Gramei.

Quando fiz sessenta chutei o balde, achei que estava na hora de voltar aos sonhos de juventude conjugados com o de ancião. Escrever e avoalizar foi o intento. Plantei o dasletra e vieram um atrás do outro meus, até agora, quatro netinhos.

Aqui derramei meus espíritos intelectualóides. Fiz ruminescências, contei mentiras e invencionices, fiz contos, comentei das artes, do cinema, da TV. Opinei sobre política, sobre comportamento, sobre filosofia, sobre o diabo. Em quase mil posts. E, sobretudo, recebi via minhas letras a perspectiva da abertura da senioridade. Antecipei com historinhas a chegada da minha primeira neta.

Fevereiro completo 65 anos num corpicho de 65, carcumido por quatro cirurgias e outras miudezas de sentires. Aí bateu comichão e parti para abrir um novo ciclo.

Já disse aqui que estou juntando meus trapos de vivência organizacional com três feras a que se deu o nome de QUATTRO. Frescura de marqueteiros, acharam que puxando pelo italiano ficava mais must, chique, da hora. Eu, por mim, tá.

Fernanda, estrategista e pesquisadora dedicada à compreensão de movimentos culturais e comportamento de consumo e na transformação desse conhecimento na construção de relacionamentos entre marcas e pessoas. Observadora. 22 anos de experiência em pesquisa e estratégia. Mestre em Sociedade e Cultura (UFAM), especialista em Estudios sobre la Cultura Visual (Universitat de Barcelona) e Bacharel em Comunicação Social pela UFMG.

Heloisa, estrategista, gestora, vendedora e “marqueteira”. Consultora, empreendedora e conselheira. Geradora de ideias e conectora de pessoas e negócios. Alma global. Mais de 30 anos de experiência no Brasil e no exterior em empresas nacionais e multinacionais tanto na função executiva (C-level), como empreendedora e consultora. Bacharel em Administração pela UFMG, especialista em Marketing pela FDC e ESPM e formada em vendas e sustentabilidade na Cranfield, Wharton e Cambridge.

Júlio, Disruptivo. Especialista, inovador, pensador. Bacharel em Design pela UEMG, especializou-se na UIA (Università Internazionale dell’ Arte) – Florença, Itália, na Berlin School of Creative Leadership e na Fundação Dom Cabral SP / ESADE – Madrid. Mais de 30 anos de experiência no mercado da indústria criativa atuando com foco em inovação e estratégia mercadológica para produtos e serviços. Tem larga experiência em inovação, planejamento, estratégia de negócios, publicidade, digital, design e arquitetura comercial.

Tesão puro. Tipo como se eu estivesse começando agora. Lilás, como sempre.

Prá frente o dasletra segue...



Até breve.

Um comentário:

  1. O "novo" quarteto fantástico esta se formando...não pude deixar de lembrar. Muito sucesso a este time de primeira.

    http://nerdnation.com.br/wp-content/uploads/2015/07/quarteto_filme.jpg

    ResponderExcluir