terça-feira, 5 de janeiro de 2016

CONSTÂNCIAS



Emudeci.

As palavras não me acometem pela chegada de algo que chamamos de novo. Viramos a página, trocamos de agenda, a folhinha na parede ou aquela minúscula fixada por imã na geladeira registram o mesmo.

Um dia a mais este ano. Como acontece de quatro em quatro.

Aliás, entramos mesmo de quatro. Dólar flutuando neste patamar, sinalizando a performance histórica extraída por treze feriados em meios de semana para dois mil e dezesseis. Ano passado, agora contabilizamos, exportações 24% a menor e importações 14% também.

Sabe de quem é a culpa: da China que reduz sua atividade econômica. Nunca será pela nossa inatividade, ou pela nossa atividade ineficaz, ineficiente, improdutiva, inconsequente, indecente, enfim pela nossa incapacidade.

Também do lado de lá a folhinha não começa com novo.

Conflitos de terra nos USA armam fazendeiros de olhos azuis, roupas de grife, musculosos, articulados e armados até os dentes reivindicando do Estado Americano o direito a conquistas de terras para a extração de recursos naturais. Reforma agrária das boas, só não sei se lá tem INCRA.

Obama lança legislação para que os comerciantes de armas averiguem a vida pregressa de seus clientes antes de lhes venderem armas. Poderiam pegar nossa experiência e implantarem lá a Folha Corrida. Aqui ela foi abolida, há uns trinta anos, pelo programa de desburocratização do Ministro Hélio Beltrão.

Identificado o integrante do Exército Islâmico que durante a semana passada fez ameaças ao Reino Unido. É um cidadão inglês, de trinta e dois anos que imigrou com esposa e quatro filhos.

Identificado também o garotinho que, por vídeos virais, faz propaganda para ingresso de jovens nas fileiras do exército sanguinário. Ele é negro, mas inglês, que imigrou com sua mãe para o front do terror.

As lamas daqui também permanecem.

Pelo recesso, os gangsteres tramam acobertados em seus covis.

Afora o natal dos vitimados com suas alegrias humildes de seus frangos e perus, restos de farofas, brinquedos de R$9,90 lançados nos terreiros do descaso. A lama fétida ainda encobre os impunes. Notícias não dão nenhuma manchete que sinalize algo.

Na virada além dos shows tenebrosos de pretensos artistas que não transmitem nenhum recado mais expressivo, acidentes automobilísticos nas mesmas estradas assassinas. Nem as estatísticas denotam trechos novos onde ocorre o maior número de vítimas fatais.

Em feverê tem carná.

Enfim, entra ano e sai ano o novo não vem.

E sabe o que mais, nem eu. Continuo o mesmo.

Chato.


Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário