terça-feira, 8 de dezembro de 2015

CRENÇA




Visitamos outras três bodegas localizadas na Província de Mendoza, mais exatamente no Valle de Uco: Salentein, La Azul e El Boquiet.

Salentien tem seus vinhedos cultivados em 2000 hectares de terras localizadas de 1050 a 1750 metros acima do mar, permitindo as condições microclimáticas para o cultivo de cinco tipos diferentes de uva de alta qualidade.

A disputa por estas terras tem sido acirrada especialmente pela necessidade de concessão do direito ao uso da água. Há filas de investidores aguardando para a obtenção da licença.

Toda a água da região depende de quanto neva no inverno. A província é irrigada e abastecida com água do degelo. Não fosse esta restrição da natureza a Argentina não estaria ocupando a 5ª posição no ranking dos países maiores produtores de vinho.

Salentein é uma propriedade de uma arquitetura contemporânea que se confunde com uma obra de arte em si. Alias, na entrada do edifício sede, depara-se com uma galeria que, nesse momento, expõe obras de artistas de alta expressão. Produz ao ano perto de 30 milhões de litros de vinhos.

As instalações e os equipamentos são de última geração já que foram inauguradas no início de 2000. O subsolo onde são estocadas as barricas mais parece um templo a Baco.

Ali durante a Páscoa ocorrem concertos de música clássica ao piano e em setembro tango. São 7.000 m² com temperatura natural entre 12 e 15°C e com 80% de umidade.



Próxima de Salentein visitamos a Bodega La Azul. A propriedade de 120 hectares, dos quais apenas 10mil são cultivadas pela família proprietária hoje na terceira geração. São produzidas ali apenas 80.000 garrafas ano com a utilização de apenas 8 barricas de metal com capacidade de 70 hectolitros de vinho.

O fundador antes de falecer, há vinte anos, reuniu os cinco filhos para um jantar e realizou um sorteio de suas propriedades entre os cinco filhos. Cada propriedade era pintada em uma cor diferente: sede, equipamentos, veículos, maquinários. Quem foi agraciada com a fazenda onde hoje funciona a bodega foi Sheila, a única filha mulher, que herdou a propriedade da cor com que veio a batizar a marca da bodega.

Há sessenta anos o patriarca comprou as terras por US$3,00 por hectare. Hoje o valor está em US$40.000,00 por hectare.

A terceira bodega El Boquiet foi a que menos nos encantou.

Nossos quarenta anos de casados foram marcados por uma estadia inesquecível em Mendoza. Experiência significativa, não só pelos passeios às vinícolas, a degustação e o prazer gastronômico da região, mas, sobretudo por ver a extraordinária obra dos homens antepassados que tornaram uma região desértica em um paraíso dionisíaco.

Diego, neto do precursor das terras hoje da La Azul nos disse que, quando o avô chegou à região, ninguém acreditava ser possível desenvolver ali qualquer cultura.

Ele acreditou.


NEVE NA CORDILHEIRA E VINHEDOS AO LONGO DO VALE



Até breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário