quinta-feira, 16 de abril de 2015

BRASIL



No caminho para Desertland há um cone de cereja. Como assim, cone de cereja? Ora, é tão absurdo um cone de cereja! Ainda se fosse um cone de mel... Não, não é possível nem de cereja, quanto mais de mel.

No caminho para Desertland há um cone. Como assim, um cone? Ora, é tão absurdo um cone em qualquer caminho, quanto mais no caminho para... Onde?

Desertland.

É mais ou menos assim que conseguiremos entender mais ou menos a realidade de mais ou de menos assim. Todo dia um cone aparece no meio do caminho de cereja ou às vezes, de quando, em mel. Mas nunca é de todo um absurdo.

Primeiro, sim, há um caminho, já que temos a variável tempo, portanto, história. As coisas estão de fato acontecendo. A questão que nos ocorre é a necessidade que todos temos de compreender.

Vai logo querendo achar que land em Desertland poderia remeter à Ilha e, daí, Desertland poderia significar a Ilha do Deserto ou a Ilha Deserta. Seja como for sinaliza restrição, mesmo que geográfica.

Se bem que não. Ilha do Deserto pode nos levar a imaginar um oásis, uma redenção, uma quimera, um lugar a atingir depois de privação ou batalhas. Ou, quem sabe, Ilha do Deserto é uma entre tantas outras ilhas de um deserto?

E se ousássemos e traduzíssemos por Ilha no Deserto? Não se trataria mais de uma específica entre outras, mas uma ilha no deserto, portanto especial. Fiquemos assim, então, por um momento: Ilha no Deserto.

Há quem venha insistir, eu sei, que esteja mais para Ilha Deserta, na medida em que sugere confinamento, distanciamento, alheamento, reclusão.

Eu, como sempre, prefiro optar por ambos os sentidos ou por todos os que vocês quiserem conferir. No fundo, não vai mudar em muito a questão em foco. Seja Desertland uma Ilha do Deserto, uma Ilha no Deserto ou até mesmo uma Ilha Deserta.

E aqui eu me basto. Até para alguém não vir dizer que Desert seja Sobremesa.

No caminho para Desertland há um cone de cereja.

Um cone de Desertland para cereja há no caminho.

Um caminho de cereja há no cone para Desertland.

Para caminho de cereja há um Desertland no cone.

Há Desertland para um caminho no cone de cereja.

Para cereja há um cone no caminho de Desertland.

Para um caminho de cereja há cone no Desertland.

Amanhã, prometo a vocês que continuarei a tentar.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário