terça-feira, 6 de janeiro de 2015

MELHORAL



Se bem que ocorrem importantes ações, rotineiramente divulgadas pela imprensa, empreendidas por algumas das instituições do Estado no sentido de debelar o mal e o mau.

Ações sobre os efeitos é verdade, mas que podem resultar no conjunto a uma reflexão sobre as causas.

As últimas:

1.      Instrução normativa do TSE que obriga aos partidos informarem mensalmente os extratos de suas movimentações financeiras em três tipos de contas bancárias (fundo de apoio partidário, doações e outros recursos provenientes de venda de produtos e eventos). Ok, vamos acreditar que os bandalhas não “criarão” mecanismos outros para a jogatina.

2.      Ação da Polícia Federal no Sul para debelar quadrinha de médicos e fornecedores de próteses que foi denunciada pelo Fantástico no último domingo. Ok, mas quem disse que ocorre somente no Sul e apenas para próteses?

No plano internacional destaco: o fechamento pelo Líbano de suas fronteiras para refugiados da Síria, e os inúmeros protestos de rua que ocorrem na Alemanha contra a entrada no país de muçulmanos e outros imigrantes.

Em 1830, quando éramos apenas um bilhão de terráqueos vivos sobre o planeta, era mais fácil o controle. Tanto que em 1865, quando Abraão Lincoln foi assassinado a notícia de sua morte só chegou à Europa treze dias depois.

Em 2015, perto de duzentos anos depois, quando somos sete bilhões de viventes sobre a pobre Terra e gozamos da disponibilidade de equipamentos sofisticados com acesso, portabilidade e instantaneidade, que nos conectam com todas as partes do mundo, não nos é possível nenhum tipo de controle.

Isto mesmo: a raça agora gravita global e não há, pelos menos que eu saiba, antídotos capazes de frear a proliferação e a sofisticação dos pensamentos, atos e obras dos “lagartos gigantes”.

Se bem que devo louvar a existência de homens-aranha, aqueles meninos de Hong Kong, ou os nossos do MPL – Movimento pelo Passe Livre de São Paulo. Ontem, debaixo de um viaduto por causa das chuvas, os garotos reuniram centenas de participantes para uma “aula” sobre as questões relacionadas ao transporte público. Eles pretendem aquecer para as manifestações programadas para o próximo dia 09.

Teremos o revival de junho de 2013?

Todo dia é preciso ter esperança.

Ainda que ela morra conosco.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário