terça-feira, 11 de novembro de 2014

BAMBA



Impossível não fazer conexões quando se toma contato com o que se passa. Hoje, lendo a Folha de São Paulo, deparei-me com:


PRIMEIRA MATÉRIA

“Em 2 de novembro, o destemido Nik Wallenda pisou em um cabo suspenso a 180 metros acima do solo e caminhou mais de duas quadras desde a torre ocidental do complexo Marina City até o Leo Burnett Building, do outro lado do rio Chicago.

Isso foi feito em 6 minutos e 51 segundos e em um ângulo de 19 graus, granjeando o recorde mundial de caminhada mais inclinada em um cabo entre edifícios.

Na sequência, Wallenda fez algo ainda mais arriscado. Ele desceu de elevador, voltou à torre ocidental do Marina City, pôs uma venda nos olhos e foi até a torre oriental a uma altura de mais de 150 metros. Essa nova caminhada no cabo durou apenas 1 minuto e 17 segundos, sendo a mais elevada com olhos vendados já registrada.

O espetáculo foi realizado em uma das partes com maior incidência de ventos da tempestuosa Chicago. Foi a caminhada mais elevada entre arranha-céus já feita por um membro da família Wallenda.”


SEGUNDA MATÉRIA

"As pessoas ficam entediadas com a vida real", disse Beckley. "As crianças precisam de sapatos novos. É preciso pagar o aluguel ou as prestações da casa e do carro. Seja qual for o caso, as pessoas gostam de ver essas façanhas para se distrair das coisas ruins de suas vidas." Ed Beckley, motociclista de 125 quilos que está se preparando para recriar a tentativa malograda de Knievel em 1974 de saltar acima do cânion do rio Snake em Idaho, que tem até 150 metros de profundidade e 400 metros de largura.”


TERCEIRA MATÉRIA

Em 2 de novembro de 2004, o holandês de origem marroquina Mohammed Bouyeri, 26, dizendo estar agindo em nome de Alá, matou a tiros o cineasta, apresentador de televisão e provocador holandês Theo van Gogh, degolando-o em seguida.

Neste país bem organizado de 17 milhões de habitantes, que se orgulha de sua tolerância, o crime abriu uma discussão polarizadora. Seria o assassinato o exemplo de uma guerra maior entre o islã radical e o Ocidente?

Ou foi o ato de um jovem muito perturbado, membro de uma geração de jovens muçulmanos holandeses que se sente excluída? Qual é a linha que separa a livre expressão do discurso de ódio? A autocensura terá tomado conta das pessoas? O assassinato "mudou a forma como nos víamos", comentou Leontine Coelewij, curadora de artes. "Pensávamos que coisas desse tipo jamais aconteceriam na Holanda. Aquilo realmente assinalou uma virada."


QUARTA MATÉRIA

As investigações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e da SEC, principal agência reguladora do mercado de capitais americano, sobre irregularidades na Petrobras são as que mais preocupam o governo Dilma por causa do potencial de impactos econômico e financeiro negativos no funcionamento da estatal brasileira.

Além de multas e indenizações pesadas, com risco de pedido de prisão de executivos, a imagem da governança da Petrobras no exterior pode ficar "muito arranhada" a partir do que for apurado pelos órgãos dos EUA.


Pois é, desnecessário listar outras tantas. Fica uma sensação de melhor continuar sendo não abrir a janela.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário