sábado, 5 de julho de 2014

TOM



Ele se chamará Antônio, em homenagem ao avô, pai da Fá. Ele se chamará, também, Agulhô em homenagem a mim, pai do Vlad. Ele se chamará Antônio Agulhô e nascerá em dezembro.

Meu terceiro neto.

Vlad, meu filho mais velho será um pai exemplar. Ele tem em quem se inspirar para não cometer tantos equívocos que eu cometi. Vlad nunca prometerá e ficará devendo a seu filho uma espingarda de rolha. Entre tantas outras promessas e não cumpridas.

Fá será dessas mães zelosas, educadoras, rígidas, ternas, suaves, carinhosas. Fá será mãe.

Antônio, acho que vou chama-lo de Tom, vem tingir os olhos de seus pais de um brilho intenso e de uma alegria esperada ansiosa e deliberadamente. Quão desejado você tem sido, Tom!

Esta noite, se me permitir sonhos, gostaria de sonhar com Tom. Um dia destes quaisquer que seus pais quiserem ir a um cinema, ao teatro, jantar fora, sei lá e deixa-lo conosco.

Inclusive para dormir em nossa casa.

E Tom me pedirá que lhe conte história, que jogue futebol, que assista à TV, que monte quebra-cabeças. Tom montará em minhas costas e simulará estar sobre um cavalo.

Tom brincará de esconde-esconde. De finca. Construirá suas próprias pipas e manivelas. Jogaremos bentealtas. Brincaremos de toco, polícia e ladrão, rouba-bandeira, pegador de latas.

Tom fará junto comigo seu carrinho de rolimãs e descerá ladeiras escondido de sua mãe e incentivado por mim. Ralará joelhos, cotovelos, sofrerá galos na testa, escoriações nas mãos.

Subirá nas grimpas em pés de manga, jabuticaba, goiaba e, eventualmente, se jogará lá de cima sobre o avô. E dirá que voa como o Super-Homem, com uma toalha azul presa no pescoço simulando a capa do herói.

Tom apostará corrida comigo na piscina e eu vou deixar que ele vença até um dia que eu não conseguir mais vencê-lo.

Exausto dormirá em meus braços e eu lhe afagarei os cabelos, e ele não ouvirá os inúmeros agradecimentos que eu estarei fazendo pelo fato de ter recebido a graça por ele ter vindo.

Quando seus pais passarem para busca-lo, perguntarão:

- E aí, meu filho, foi bom ficar na casa do vovô e da vovó?

- Massa!



Até breve. 

2 comentários:

  1. Lozinho,
    Você é "doido" mesmo.
    Agora Fã vai pensar mil vezes antes de deixar o Tom sozinho com você. Imagina ele se jogar da árvore com uma capa do super homem!? Ela deve ter suado frio....

    Parabéns pra vc, Vera, Vlad e Fã. Um novo Tom na vida de todos!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Quê isso cara, a capa é supersônica. Última palavra em tecnologia. Brigado, Julinho.

    ResponderExcluir