terça-feira, 8 de julho de 2014

NUMDEU



Fiquei pensando hoje quão impressionante é o futebol para nós brasileiros. Não sei se há no planeta um país que se una em torno de uma de suas manifestações culturais, esportivas, ou outras quaisquer.

O Brasil se vestiu de amarelo, verde, azul e branco para torcer pela vitória contra a Alemanha e seguir na competição e disputar a final da Copa do Mundo.

Em torno da mídia criamos a ilusão de que seria possível, mesmo com nossa pouca experiência, sem nosso melhor talento, passar pela extraordinária equipe alemã, há seis anos sendo treinada para tornar-se tetra.

Não só o jogo de hoje deveria estar nas manchetes como um vexame, humilhação ou desastre. O nosso time não jogou à altura de sua tradição nenhuma das partidas que disputou, nem mesmo aquela que venceu por dois a um a Colômbia.

Além de não termos jogado, ou, sobretudo, a Alemanha deu uma aula de futebol especialmente no primeiro tempo em que liquidou a partida com cinco gols.

O que faremos agora com a nossa forjada alegria?

Memes, anedotas, pilhérias e a vida segue. Nada nos abate, nem de sete.

Torcer para Holanda? É uma equipe que jamais ganhou uma Copa do Mundo e quando chegou a uma final perdeu exatamente para a Alemanha. Está na hora de uma revanche para a Holanda fazendo com que a Alemanha não se aproxime de nosso penta?

E a Argentina se se sagrar tri dentro do Maracanã?

Eu fico aqui com um misto de tristeza pelos meninos especialmente David Luiz e Bernard, e uma admiração pelo excepcional futebol jogado pela Alemanha.

O fato é que fomos longe demais e a acachapante derrota deve servir para que os responsáveis pelo futebol façam uma profunda reflexão sobre o porvir.  Chile, Costa Rica, Nigéria, Bélgica e Argélia deixaram a competição com méritos muito mais expressivos.

Agora, eleições. Qualquer semelhança será mera coincidência.

Ah, Brasil!



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário