quinta-feira, 10 de julho de 2014

PIRA



“O avanço acontece a despeito de seu desânimo. Veja como são as coisas, unindo a inteligência e o desânimo, sua mente se atreve a fazer previsões catastróficas. Porém, na prática os fatos desdizem essa antecipação.

Enquanto perdes tempo fazendo perguntas tolas tua alma enxerga o objetivo com clareza. Pois bem! Agora te levanta e vai nessa direção, ninguém há de trilhar por ti o caminho que Tu sabes que deves trilhar com teu próprio esforço e empenho. Essas perguntas que fazes são tolas porque através delas convidas outras pessoas a testemunhar teus esforços de trilhar o caminho e, enquanto assim fazes, te dispersas e não sais do lugar. Chega de perguntas! Só o silêncio será boa companhia. Muitos já trilharam esse caminho e passaram pelo mesmo aperto de precisar silenciar essa miríade de vozes tolas que grita no interior em direções discordantes e simultâneas. O mundo saberá quem Tu és pelos teus feitos e não pelas tuas palavras nem tampouco pelas perguntas que faças. Agora vai! É a tua hora!”

Qualquer hora dessa eu paro de ler horóscopos ou passo a escolher aqueles que melhor convierem. Se bem que sempre foi assim.

Hoje os astros pegaram pesado. Ou não? É verdade que há desânimo e muito maior que inteligência para fazer minhas previsões. Catastróficas? Não acho.

Por outro lado se minha alma desenha algum objetivo, mesmo com desânimo, é pelas perguntas que sempre tive coragem de me fazer. E, o que é mais interessante, poucas das respostas orientaram de fato meu caminho.

Sou sujeito de perguntas. Lilás em mim não há silêncios rigorosamente por isto. Pergunto todo o tempo, a tanto que uma das hipóteses para o insistente zumbido no ouvido esquerdo, que me acompanha há anos, deve derivar de quantas perguntas eu o tenho prenhado.

O blog é essencialmente dispersão e tolice, claro e jamais roteiro para qualquer decisão. Inclusive minha. Recentemente me perguntaram se eu continuava com o blog. Sabe que eu tive dúvidas.

Seriam as vozes tolas que gritam no meu interior em direções discordantes e simultâneas? As vozes que eu escuto, por que eu escuto mesmo vozes, as seleciono rigorosa e cuidadosamente.

E eu tô lá querendo que o mundo saiba dos meus feitos, se meus defeitos são minhas palavras, minhas malditas perguntas derivadas de vozes interiores que me assolam o espírito conturbado e inquieto.

Esse post derivou geral. Será por isto que Noninha, às vezes, me chama de “Vovô doidinho”?

Agora tá na minha hora.



Até breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário