terça-feira, 3 de junho de 2014

ANIL



Aecinho mandou bem ontem no programa Roda Viva da TV Cultura.

De gravata azul celeste provavelmente em homenagem ao seu time que se manterá líder do campeonato brasileiro de futebol pelos próximos quarenta e poucos dias. Ou então para sinalizar como será seu governo, caso eleito, mudando as cores das contas de vermelho preocupante para um azul estimulante.

Saiu-se bem das lanças arremessadas pelos jornalistas, todos de São Paulo (reduto maior de seu partido), parecem-me escolhidos a dedo para dar ao candidato condição propícia aos seus posicionamentos.

Se bem que não.

Aecinho interpelado sobre a questão se gosta ou não de pó, esquivou-se lembrando ao jornalista que tem trinta anos de vida pública e que o submundo adversário não tendo nenhuma pega sobre a conduta dele enquanto político exitoso tanto no legislativo quanto no executivo tentará desestabilizá-lo com denúncias torpes.

Disse que o partido adversário contratou vinte mil profissionais de informática para produzirem via web todo tipo de intrigas e maledicências em diferentes endereços da infovia.

Sugeriu ao jornalista que lhe endereçou a pergunta, não sem antes de fazer um rasgado elogio a competência do rapaz, que o talentoso jornalista devesse preocupar-se sim em analisar o extraordinário programa que está sendo construído para recolocar o país nos trilhos.

Aproveitou todas as perguntas para deixar suas linhas de base que sustentam a sua proposta de governo. Perguntado sobre o que faria no seu primeiro dia de mandato colocou que estará comunicando à Nação a profunda mudança de estrutura do Estado com o enxugamento brutal da máquina e o encaminhamento ao legislativo de duas matérias capitais: a reforma política e a reforma tributária.

Anastasia, seu mentor intelectual da gestão pública, está “desenhando” a nova arquitetura para uma administração orientada ao desempenho e à eficiência com dramática redução do custeio. Aecinho, polido, porém determinado, disse que desaparelhará os ministérios reformulando os quadros baseado na competência e na conduta dos servidores.

Propôs mecanismos no processo político como o mandato de cinco anos para todos os cargos elegíveis sem direito à reeleição (inclusive o de Presidente), voto distrital, redução drástica do número de partidos e outros expedientes para dar maior representatividade ao eleitor e maior consistência na disputa partidária.

Recomendará legislação gradativa no que tange aos impostos, passando inicialmente por uma rigorosa simplificação e depois para a redução efetiva.

Aecinho demonstrou inteligência política quando provocado sobre as críticas que Eduardo Campos tem lhe feito ultimamente em público: “No privado não é o que ele me diz”. E, quando perguntado sobre qual a diferença que existe entre ele e o seu adversário de Pernambuco: “A que me ocorre agora é que eu nunca fui do governo do PT”.

Sobre Política Externa disse que não privilegiará os atuais acordos com alguns países do Mercosul e tentará reatar vínculos comerciais com países que efetivamente possam mudar a atual configuração do Brasil na cena internacional. Embora sejamos a sétima economia do mundo estamos em vigésimo sétimo lugar entre os países que mais exportam.

Próximo do encerramento do programa um jornalista o indagou: “Todos os políticos tem este discurso de mudança, algumas propostas que se assemelham a do senhor, quando assumem não conseguem coloca-las em prática. Por que acreditar que o senhor as fará?”.

Aecinho, acho, vem tingindo os cabelos, mas deixando alguns poucos brancos sobressaírem acima das orelhas. Vejo nisso um recado no seu discurso: “Hoje eu me sinto responsável por fazer aquilo que é preciso ser feito e eu acredito que seja possível. É possível fazer política com decência e eficiência”.

Noninha se estivesse acordada e assistindo comigo o programa também acreditaria.




Até breve.

2 comentários:

  1. Parabéns pela análise, torço pelo Aécio que tem uma boa chance de ganhar. Se não tiver nada contra gostaria de poder divulgar seu texto.
    Um abraço do Jorge (da viagem à Escandinávia)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Jorge. Fiquei saudoso de nossos papos pelas Escandinávias, cara. Abração e brigado. Fique a vontade com relação a divulgação.

      Excluir