segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

REGALO



Final de semana Pretinha me disse que havia comprado o meu presente de aniversário. Que estava louca para me entrega-lo logo, sem esperar a data que é mais para o final do mês.

Minha filha, várias vezes, voltou ao assunto não sem certa emoção, achando que tinha em mãos algo de muito peculiar, especial, que pudesse me comover mais do que uma camisa ou uma bermuda.

Hoje na hora do almoço fui levar Noninha para a escola. Quando cheguei a casa dela minha netinha estava dormindo ainda, o que faz sempre para suportar o trampo da tarde.

Acordei-a com um carinho e ela, mais do que depressa desceu da cama e foi apanhar um embrulho que estava próximo a sua mochila na sala.

- Isto é para você, vovô... Seu presente.

Pela embalagem e pela etiqueta da loja sabia tratar-se de um livro. Desembrulhei o pacote e foliei as primeiras páginas.

“Pai,
Além desse avô, “Nonno”, inventar
palavras como você, pelo pouco que li, ele
tem muitas coisas parecidas...

“Nonno”, me fez lembrar quando ninava Liz... Não tem como descrever o
carinho, amor que você tem por esses netos,
apesar de que eles mesmos falam por si...

espero que seja uma leitura que lhe acrescente algo...

Te amo!

Bjo,

Sua filha Valesca
(Pretinha)”


Aí me veio à lembrança Cora Coralina:

“Desistir... Eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza em meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça.”

O livro de José Luis Sampedro, O Sorriso Etrusco, que recebi de presente e já comecei a devorar trata de um tema singelo: amor.

Presente muito melhor do que uma camiseta ou uma bermuda. Uma ou outra envelhecem, se desgastam, se perdem.



Até breve.

Um comentário: